Base Aérea de Anápolis e Esquadrão Guardião recebem prêmio
A Base Aérea de Anápolis e o Esquadrão Guardião (2º/6º GAV) receberam o V Prêmio Planeta Água de Consciência Ecológica, em reconhecimento às ações ambientais que desenvolvem, respectivamente, por meio do Projeto CERNE e das missões executadas pelas aeronaves R-99, com a vigilância da Amazônia.
As instituições selecionadas para a premiação, na cidade de Anápolis, foram escolhidas após pesquisa e acompanhamento de seu trabalho pela diretoria da revista Planeta Água, baseada também em testemunhos de pessoas conhecedoras das ações desenvolvidas em favor do meio ambiente. O objetivo principal do prêmio é motivar o incremento da consciência ambiental e incentivar a educação ambiental visando melhorar a qualidade de vida da população anapolina.
Ações premiadas - Iniciado em 2007, o Projeto CERNE objetiva o controle de erosões, a preservação dos mananciais hídricos, a recuperação das caixas de empréstimos que foram utilizadas para construção das instalações e o reflorestamento de áreas de cerrado existentes no perímetro da Base Aérea. Já foram plantadas mais de 14 mil mudas de espécies nativas e exóticas e foi criado um viveiro com capacidade para 8 mil mudas. Em 2011, o Projeto concorreu ao 10º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, vencendo na modalidade Meio Ambiente Rural. Para uma Base Aérea que tem a missão principal de fazer a Defesa Aérea do nosso Planalto Central, ser reconhecida como defensora do meio ambiente é motivo de muito orgulho.
Utilizando o binômio tecnologia e profissionais capacitados, mais de 30 mil horas de voo foram voadas pelo Esquadrão Guardião em prol da nação brasileira, protegendo e vigiando, a qualquer tempo, e obtendo imagens de mais de 6 milhões de Km² da Floresta Amazônica, contribuindo para a preservação dos nossos recursos naturais. Entre as mais diversas missões em que as aeronaves R-99 são empregadas, graças aos sensores de última geração que obtém imagens visíveis ou termais, de dia ou à noite, o destaque pode ser dado para a identificação de áreas de queimadas e desmatamento ilegal, poluição em cursos de rio e áreas alagadas, além de levantamento de dados para mapeamento da Amazônia.
Fonte: Base Aérea de Anápolis
Leia também: