|

Base Aérea de Anápolis completa 40 anos de história

Selo Persolanizado 40 anos da BAANA Base Aérea de Anápolis (BAAN) completou 40 anos de existência e para celebrar a data, a organização realizou uma solenidade militar no dia 11 de abril, durante a qual também foi celebrado o 33º aniversário do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). O evento contou com a presença do Major-Brigadeirodo do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, que presidiu a cerimônia, além de autoridades civis e militares da cidade de Anápolis e região.

Na ocasião, foi entregue a medalha militar de tempo de serviço a 35 militares e o título de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira” a cinco personalidades. Para homenagear aqueles que contribuíram com a história da Unidade, no encerramento da cerimônia, os militares que já serviram na BAAN e no 1º GDA foram convidados a participar do desfile militar.

Logo após a solenidade militar, foi realizada a cerimônia de lançamento do selo personalizado alusivo ao aniversário de 40 anos da BAAN, coordenada pelo Diretor-Adjunto dos Correios em Goiás, Valdeir Pimenta. Para representar a importância dessa unidade, o selo traz as cores da bandeira do Brasil e os símbolos presentes fazem uma relação às unidades sediadas em Anápolis, tanto as aéreas como as de Aeronáutica.

HISTÓRIA DA BAAN

No final da década de sessenta, iniciou-se o projeto de implantação da Base da Força Aérea Brasileira que apoiaria a missão de defesa aeroespacial. A localização estratégica de Anápolis fez com que ela fosse escolhida para sediar a primeira “unidade de interceptação” da América do Sul, a organização que apoiaria a missão de defesa do espaço aéreo brasileiro, especialmente da Capital Federal. No dia 10 de agosto de 1969, o Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello, então Ministro da Aeronáutica, selecionou a cidade.

Exatamente nove meses após a escolha da cidade sede, em 10 de março de 1970, o Ministro comunicou a escolha da aeronave que equiparia a Unidade, o F-103 MIRAGE, primeira aeronave supersônica da FAB. Em 09 de fevereiro de 1972, foi ativado o Núcleo da Primeira Ala de Defesa Aérea, começando a surgir as primeiras edificações da atual Base Aérea de Anápolis. No dia 5 de abril de 1972, foi realizada uma solenidade militar, sendo esta considerada a data do aniversário da 1ª ALADA.

A história da BAAN se confunde com a trajetória do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) até 1979. Nesse ano ocorre a divisão operacional e administrativa da 1º ALADA, formando a BAAN e o 1º GDA.

A Prefeitura de Aeronáutica de Anápolis (PAAN) foi criada em 19 de janeiro de 1973, com a finalidade de apoiar o “homem” e sua família através dos próprios residenciais nacionais. Em maio de 1973, foi ativado o Núcleo de Proteção ao Voo de Anápolis, cuja missão era assegurar a prestação do Serviço de Proteção ao Voo à 1ª Ala de Defesa Aérea.

Foi incorporado à Base Aérea de Anápolis, em 18 de janeiro de 2000, o 2º/6º Grupo de Aviação, ponta de lança do Sistema de Proteção da Amazônia. A BAAN tem como missão promover o apoio necessário às Unidades Aéreas e Unidades de Aeronáutica, que nela operem permanente ou temporariamente, ou nela estejam sediadas.


Fonte: Base Aérea de Anápolis


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented