Aeroporto de Natal realiza descarte correto de lâmpadas fluorescentes
O Aeroporto Internacional de Natal/Augusto Severo (RN) iniciou a troca e descarte correto das lâmpadas de iluminação fluorescente. O serviço, que visa a reduzir o impacto gerado pelas diversas operações do aeroporto ao meio ambiente, é realizado por uma empresa especializada e licenciada pelo órgão ambiental do Estado.
O aeroporto tem uma média de mil lâmpadas fluorescentes descartadas por ano. Por possuírem resíduo perigoso, as lâmpadas não podem ser descartadas sem tratamento prévio. Por isso, a preocupação em realizar o descarte correto e de destiná-las de maneira sustentável.
A descontaminação de lâmpadas é feita por meio de um sistema de vácuo que separa mercúrio e metal tóxico com alto risco de contaminação de outros elementos, como cobre, pó fosfórico, vidro e alumínio. A separação torna componentes disponíveis para serem reutilizados como matéria-prima em outras cadeias produtivas, preservando assim os recursos naturais disponibilizados.
“Com essa contratação, estamos cumprindo a legislação ambiental e contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente e saúde da nossa água e solo. Precisamos buscar soluções para o gerenciamento dos mais diversos resíduos gerados pelas diversas operações do aeroporto, e assim reduzir o impacto ambiental”, ressaltou o superintendente do aeroporto, Usiel Paulo Vieira.
Além do descarte das quase quatro mil lâmpadas fluorescentes queimadas, ainda será feita a substituição das tradicionais lâmpadas incandescentes, de menor durabilidade e maior consumo, por fluorescentes.
Fonte:Leia também: