Aeroporto de Brasília inicia projeto do CNPq Expresso
O Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF) iniciou nesta quarta-feira (18/4) sua participação no projeto CNPq Expresso. O programa visa a agilizar a movimentação de cargas importadas por empresas vinculadas ao Ministério de Ciência e Tecnologia/CNPq e destinadas a pesquisas científicas. A expectativa é que o tempo de liberação da carga em Brasília seja reduzido de cinco para dois dias.
A novidade permitirá o tratamento rápido e prioritário a partir da comunicação direta entre importador e a Infraero. As cargas devem ser identificadas com fitas e etiquetas padronizadas com o nome “CNPq_Expresso”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Infraero, Receita Federal, Anvisa e Vigiagro.
Segundo o gerente de logística de carga de Brasília, Marcos Trindade, a ação deve ser implantada em todos os Terminais de Cargas da Infraero. “O projeto é importante para o país, pois as importações são de equipamentos para pesquisa e o CNPq é o órgão que coordena e dá anuência para esse ripo de produto”.
O CNPq Expresso já é utilizado nos aeroportos internacionais de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, de Campinas/Viracopos (SP) e do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim (RJ). A previsão é que, ainda no primeiro semestre, o projeto seja implantado nos aeroportos internacionais de Porto Alegre/Salgado Filho (RS), Curitiba/Afonso Pena (PR), Florianópolis (SC), Confins/Tancredo Neves (MG), Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE), Salvador/Dep. Luís Eduardo Magalhães (BA) e Fortaleza/Pinto Martins (CE).
Fonte:
Leia também: