Seção de Risco Aviário do CENIPA identifica focos atrativos de ave em MG
A Seção de Gerenciamento do Risco Aviário do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizou, entre os dias 5 e 9 de março, um levantamento de focos atrativos de aves nos aeroportos da Pampulha e de Confins, os dois principais do Estado de Minas Gerais. Também foi realizado um estudo no aeroporto de Carlos Prates , localizado na grande Belo Horizonte.
Cumprindo determinação que estabelece o Plano Básico de Gerenciamento do Risco Aviário, militares do CENIPA, Tenente Romildo Moreira e Sargento Luís Carlos Batista Santos, detectaram oito pontos de atração de aves na área do Aeroporto da Pampulha e doze na área do Aeroporto Internacional de Confins. Os dados foram documentados em relatórios descritivos.
Já em processo de desativação, o aterro sanitário de Vespasiano, que fica em Confins, teve as atividades efetivamente interrompidas após a visita da equipe do CENIPA.
No ano de 2011, o CENIPA reportou, no país, 1462 ocorrências de colisões com aves; 59 com outros animais; 1137 avistamentos e 368 quase colisões. Março e Abril foram os meses em que houve o maior número de reportes, com 152 ocorrências
Fonte: CENIPA
Leia também: