Salgado Filho: Infraero tem dúvidas sobre ampliação de pista
Presidente da estatal avalia que poderá ser necessário construir novo aeroporto em Porto Alegre .
Em audiência no Senado, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, disse que o projeto do Exército para ampliar a pista do aeroporto Salgado Filho mostrará se é viável expandi-la. A obra é esperada há pelo menos 15 anos. O estudo, apesar de o Exército garantir que entregou, ainda não está com a estatal em Porto Alegre.
Conforme Vale, ainda neste semestre o governo vai decidir o que fazer com o terminal da capital gaúcha. Para o executivo, a ampliação da pista de 2.280 metros para 3,2 mil metros melhoraria a situação do aeroporto por um período curto, mas logo se tornaria limitada em razão do aumento de demanda, e não há espaço para a construção de outra, já que a cidade cercou o Salgado Filho.
Em Porto Alegre, o superintendente do aeroporto Salgado Filho, Jorge Herdina, disse que desconhece a possibilidade do projeto de ampliação da pista ser suspenso:
– São coisas que precisam ser feitas paralelamente. Um novo aeroporto pode levar até 15 anos para entrar em operação. Não recebi nenhuma orientação de que o plano de ampliar a pista poderia ser suspenso.
O segundo terminal mais problemático do país
Ainda conforme Vale, uma opção seria começar imediatamente o projeto de um novo aeroporto na região metropolitana da capital gaúcha. A proposta já foi lançada e apresentada em Brasília ainda no ano passado. Na audiência no Senado, o presidente da Infraero apontou o terminal de Porto Alegre como o segundo mais problemático do país – o que pode determinar a construção de um novo nos próximos 10 anos.
– Um aeroporto demora oito anos para ser concebido e construído. Certamente nesse tempo o atual de Porto Alegre não vai comportar a demanda, mesmo com a pista ampliada, e será necessário um novo – afirmou Vale.
Na frente da capital gaúcha, a situação mais problemática está em Rio Branco, no Acre. Vale classificou a atual pista do aeroporto como "um verdadeiro tobogã". Segundo o dirigente, a pista tem desníveis causados por problemas no terreno que fazem com que seja necessário uma equipe permanente de manutenção no local. Para o presidente, o mais provável é que a cidade também tenha de receber um novo terminal.
Fonte: / NOTIMP