Revista UFO: "Sons insólitos" pelo mundo podem ser falsificações simplórias
Neste início de 2012 um novo "modismo" atingiu em cheio o mundo virtual, numa divulgação frenética de vídeos onde supostamente haveria sons estranhos, ruídos apocalípticos dos sinais dos tempos. Veja alguns clicando aqui.
No entanto, há forte suspeita dos pesquisadores minimamente conscientes de que sejam hoaxes (boatos) e fakes (falsificações) com gravações de situações e ruídos distintos, explicáveis, editados e cortados para versão no incomensurável Youtube. Além disso, há muitos softwares de edição de áudio disponíveis gratuitamente pela rede. Seria bem simples e rápido montar uma gravação falsa desta forma.
O blogueiro Rogério Godoy, por exemplo, com ajuda de internautas, comprovou como é simplória a coisa. "Nesse primeiro vídeo eu utilizei um programa chamado Cool Edit e o After effects, no Cool Edit eu modifiquei a música do Michel Teló, o refrão: "Ai, se eu te pego", onde aparece a legenda está a versão da música modificada e no final o refrão original. Veja que eu levei uma hora para fazer, não ficou muito bom, mas ficamos com a clara ideia de que não dá para confiar em vídeos. Eu recebi vários e-mails de gente que fez alguns similares", escreveu Godoy em sua página...
Fonte: