ORDEM DO DIA - Dia do Especialista de Aeronáutica (25 de março)
No dia 25 de março, data em que a Escola de Especialistas de Aeronáutica foi criada, em 1941, comemoramos o “Dia do Especialista de Aeronáutica”, lembrando merecidamente daqueles que tornam possível, a cada dia, direta ou indiretamente, o sonho de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação, voar o mais pesado que o ar.
O Especialista de Aeronáutica se caracteriza principalmente pela sua atuação em todos os setores da nossa instituição, que vão da área técnica à humana, formando uma massa de profissionais que formam o sólido alicerce de toda a estrutura da nossa Força Aérea Brasileira.
Para tanto, devemos buscar a permanente qualificação desses profissionais, que cuidam da eficiência das máquinas e da segurança de suas operações, por intermédio de uma estrutura acadêmica e organizacional adequadas à evolução tecnológica da aviação e da arma aérea.
O Comando da Aeronáutica estará sempre atento às necessidades de evolução e modernização dos currículos e das escolas de formação e aperfeiçoamento, atividade fundamental para os especialistas de hoje e de amanhã, que nos impulsionarão à Força Aérea que almejamos e que o Brasil anseia.
Na conjuntura em que atuamos, onde os recursos disponíveis nem sempre são compatíveis com as demandas da Força, a busca constante da eficiência no cumprimento da missão, com menores custos e melhores níveis de qualidade, torna-se o grande desafio a enfrentar.
Da mesma forma, quando consideramos os nossos recursos humanos, onde os Especialistas de Aeronáutica são a maioria da força de trabalho, também temos que buscar novas estruturas organizacionais, novos procedimentos, metodologias e parcerias com outras instituições que permitam melhor racionalização e aproveitamento desse recurso de maior valor que são os homens e mulheres de azul.
No dia de hoje, saudemos assim o Especialista de Aeronáutica, rendendo homenagem àqueles que, espalhados por todo o país, cumprem o dever com dedicação e profissionalismo, como também cumprimentemos aqueles que mais se destacaram e hoje são agraciados com a “Medalha Bartolomeu de Gusmão”.
Voar e fazer voar! Essa é a nossa vocação, que envolve atividades indissolúveis e interdependentes, compostas de homens e mulheres comprometidos com o passado, o presente e o futuro, que mantém o funcionamento dessa grande engrenagem chamada Força Aérea Brasileira.
Parabéns “Especialistas de Aeronáutica”! Mantenham-se firmes, formando com os pilotos “um conjunto de todo eficaz”
Ten Brig Ar Ricardo Machado Vieira
Comandante-Geral de Apoio
Fonte: COMGAP