Mais tarifa à vista, admite ministro
O ministro da Secretaria Nacional de aviação Civil, Wagner Bittencourt, confirmou que as companhias aéreas devem começar a pagar uma tarifa pelas conexões aos administradores dos aeroportos que foram leiloados recentemente .
Bittencourt participou de audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura e de Defesa do Consumidor do Senado e esclareceu que a chamada tarifa hub está prevista no contrato de concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos, em São Paulo, e Viracopos, em Campinas (SP).
Segundo o ministro, esses aeroportos são pontos de distribuição de voos e muito utilizados em conexões, serviço que atualmente não é cobrado. O dirigente admitiu que as empresas que detêm a concessão dos terminais poderão passar a cobrar uma tarifa das companhias aéreas.
Bittencourt e o diretor-presidente da Agência Nacional de aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, prometeram, na audiência pública no Senado, que o governo será duro na fiscalização dos consórcios vencedores dos leilões de concessão dos aeroportos realizado no mês passado.
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) questionou a qualificação dos vencedores para operar os aeroportos, chamando os operadores dos consórcios vencedores de "segunda linha". Também quis saber quais são as garantias que o governo terá de que elas vão cumprir seus contratos por terem dado ágios que alcançam quase toda a receita operacional atual.
Dornelles citou o fato da vencedora do aeroporto de Brasília, a Corporación América, empresa argentina, ter sido desqualificada na concessão do aeroporto de Porto Rico.
Fonte: / NOTIMP