Intercâmbio aproxima controladores de voo e esquadrões aéreos no Sul
Da próxima vez que a Esquadrilha Beta Centauro (A-1) fizer contato com a torre de Santa Maria e o operador de serviço for o 1º Sargento BCT Luís André Missio, ele lembrará do marcante voo que fez na aeronave A-1 há poucos dias.
No ano passado, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) e as unidades aéreas sediadas na Base Aérea de Santa Maria iniciaram várias atividades para aproximar controladores de voo e pilotos, permitindo um conhecimento mútuo das atividades por eles exercidas.
O intercâmbio prevê a realização de visitas de controladores ao simulador de voo da aeronave A-1 e às instalações do 1º/12º GAV (Esquadrão Horus), que opera os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT), além de voo em aeronaves da Força Aérea Brasileira.
"Com esta troca de informações, tenho certeza de que será possível aumentar a margem de segurança operacional entre as aeronaves que aqui operam, bem como aumentar a fluidez das operações na área de jurisdição da TWR/APP-SM", afirma o 1º Sargento BCT Edson Baratto, após voar (6/03) um helicóptero BlackHawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV).
Fonte: CINDACTA II
![](http://images.aviationnewsrelease.com/Home/aviation_news_release_4a.jpg)