FAB doa livros a estudante recordista em leitura no Mato Grosso e que sonha ser piloto
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Félix do Araguaia (DTCEA-FA), a mais 1.000 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso, recebeu (27/2) a visita do garoto Valdir Chagas Sidnei de Souza, de 12 anos .
Aluno da 6ª série do ensino fundamental, o menino ganhou notoriedade no país no fim do ano passado ao vencer um concurso de leitura promovido pela escola rural da cidade. Valdir leu 224 livros em sete meses. Ao ser entrevistado, o estudante confessou o desejo de ser piloto da Aeronáutica, mas não tinha achado nenhum livro sobre o assunto na região.
Por meio do DTCEA-FA, a Força Aérea Brasileira encaminhou para o estudante uma caixa de livros sobre a instituição. Valdir pediu para receber o presente na sede da unidade, a mais de 90 km da casa dele. “Era a chance de ver de perto o trabalho da Força Aérea”, explica a mãe do menino, Renilda das Chagas, que é professora de português. Orgulhosos, os pais de Valdir acompanharam o filho durante a visita ao DTCEA-FA. Os dois acreditam na força da leitura para mudar a realidade das pessoas. "Por isso, incentivamos nosso filho a trilhar os caminho dos livros", complementa Renilda.
Recebido pelo Comandante do DTCEA-FA, Tenente Especialista João Luis Coelho da Silva, o estudante acompanhou de perto como funcionam os equipamentos de telecomunicações que dão suporte ao controle do tráfego aéreo brasileiro. Ouviu explicaçoes detalhadas de toda a equipe que integra o destacamento. Na volta para casa, conta a mãe, Valdir parou de folhear os livros na imagem de um piloto para comentar: “É isso mesmo que eu quero ser”.
Além do estudante, a Secretaria de Educação e a biblioteca da Escola Rural de Suiá também receberam exemplares de livros sobre a história da Força Aérea, que completou este ano 71 anos.
Fonte: Agência Força Aérea / DTECEA-FA