DIA DO ESPECIALISTA - Escola de Guaratinguetá (SP) formou mais de 65 mil técnicos
![](http://images.aviationnewsrelease.com/Home/fab.png)
![](http://images.aviationnewsrelease.com/Home/aviation_news_release_4a.jpg)
Fundada em 1941, na antiga Escola de Aviação Naval, na Ponta do Galeão (RJ), a Escola de Especialistas inicialmente oferecia os cursos para o pessoal técnico de voo, necessidade premente para a época. A Aeronáutica acabava de ser criada e precisava de uma equipe de profissionais especializados. Em 1950, a Escola de Especialistas foi transferida para Guaratinguetá (SP).
Passados 71 anos, o “Berço dos Especialistas”, como é conhecida a escola, aumentou a oferta de cursos e já preparou militares para as mais diversas funções. Existem duas formas de ingresso: o Curso de Formação de Sargentos (CFS), que dura dois anos, direcionado para o candidato com ensino médio completo; para quem já concluiu o curso técnico, a opção é o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS), que dura cerca de seis meses. a escola oferece 27 opções de formação profissional nas mais diversas áreas.
O curso mais procurado atualmente é o da especialidade Controle do Tráfego Aéreo, criado em 2007 e que chegou a ter 63,33 candidatos por vaga. Em média, 1.300 alunos ingressam todos os anos na Escola de Especialistas – a maioria dos matriculados é do sexo masculino (60%), estudou em escola pública (79%) e saiu da região sudeste (52%).
LEIA MAIS:
25/03 - Ordem do Dia do Especialista
Fonte: Agência Força Aérea
![](http://images.aviationnewsrelease.com/Home/aviation_news_release_4a.jpg)