|

Critical mostra riscos e vulnerabilidades do Rio de Janeiro a desastres naturais


Lisboa, Março 2012 – A Critical Software - empresa especializada no fornecimento de tecnologias fiáveis para sistemas de informação críticos irá apresentar esta semana numa conferência no Rio de Janeiro, as conclusões do projeto "Rio de Janeiro Vulnerability", uma parceria realizada com a Agência Espacial Europeia e o Banco Mundial com o objetivo de identificar as vulnerabilidades daquela cidade brasileira face a desastres naturais como as cheias e deslizamentos de terras.

A Critical Software firmou uma parceria com a Agência Espacial Europeia e o Banco Mundial intitulada "EOworld - Earth Observation Support to World Bank Projects", com o objetivo de explorar o impacto de vários cenários urbanos (consequências da expansão urbana, da desflorestação, etc.) na vulnerabilidade da cidade face a cheias. Para tal, foram utilizadas imagens de muito alta resolução, recolhidas entre 2007 e 2011, via satélite, integradas com o modelo digital de terreno de alta resolução obtido por satélite.

A apresentação dos resultados do estudo realizado para o EOWorld fornecerá aos utilizadores finais destes dados (como o elementos do Departamento das Obras Municipais do Brasil, CEPERJ - Informação Geográfica para o Estado do Rio e do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro), informação detalhada e atualizada, incluindo um Modelo Digital de Elevação e mapas de declive e a cartografia de ocupação do solo para o município do Rio de Janeiro.

A caracterização da vulnerabilidade do Rio de Janeiro a desastres naturais, especialmente ao nível de simulações de inundação realizadas na bacia hidrográfica do Rio Grande, permitem explorar o impacto futuro de quatro cenários urbanos distintos (ao nível da expansão urbana e reflorestamento) associados a catástrofes naturais como as inundações.

Este projeto demonstra o potencial de aplicação de tecnologias de satélite de observação da terra (EO - Earth Observation) em cartografia urbana e na avaliação de risco face a situações de catástrofes naturais como as inundações, com um enorme potencial de aplicação a outros cenários. O cruzamento de diversos dados recolhidos via satélite permite-nos identificar vulnerabilidades do terreno, podendo as entidades competentes lidar atempadamente com situações de risco, procurando minimizar eventuais danos”, declara Marco Costa, CEO da Critical Software.

Sobre a Critical Software


A Critical Software é uma empresa global que fornece tecnologia de Software fiável para sistemas de informação críticos para o Negócios e/ou Missão de empresas e organismos líderes nos seus mercados. Fundada em 1998, a Critical Software tem sede em Portugal e presença, através de subsidiárias, em Southampton e Somerset (Reino Unido), San Jose (EUA), São Paulo (Brasil), Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola). A empresa possui um sistema de gestão de qualidade com certificações CMMI® Level5, ISO 9001:2000 Tick-IT e ISO 15504.











Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented