Critical mostra riscos e vulnerabilidades do Rio de Janeiro a desastres naturais
Lisboa, Março 2012 – A Critical Software - empresa especializada no fornecimento de tecnologias fiáveis para sistemas de informação críticos – irá apresentar esta semana numa conferência no Rio de Janeiro, as conclusões do projeto "Rio de Janeiro Vulnerability", uma parceria realizada com a Agência Espacial Europeia e o Banco Mundial com o objetivo de identificar as vulnerabilidades daquela cidade brasileira face a desastres naturais como as cheias e deslizamentos de terras.
A Critical Software firmou uma parceria com a Agência Espacial Europeia e o Banco Mundial intitulada "EOworld - Earth Observation Support to World Bank Projects", com o objetivo de explorar o impacto de vários cenários urbanos (consequências da expansão urbana, da desflorestação, etc.) na vulnerabilidade da cidade face a cheias. Para tal, foram utilizadas imagens de muito alta resolução, recolhidas entre 2007 e 2011, via satélite, integradas com o modelo digital de terreno de alta resolução obtido por satélite.
A apresentação dos resultados do estudo realizado para o EOWorld fornecerá aos utilizadores finais destes dados (como o elementos do Departamento das Obras Municipais do Brasil, CEPERJ - Informação Geográfica para o Estado do Rio e do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro), informação detalhada e atualizada, incluindo um Modelo Digital de Elevação e mapas de declive e a cartografia de ocupação do solo para o município do Rio de Janeiro.
A caracterização da vulnerabilidade do Rio de Janeiro a desastres naturais, especialmente ao nível de simulações de inundação realizadas na bacia hidrográfica do Rio Grande, permitem explorar o impacto futuro de quatro cenários urbanos distintos (ao nível da expansão urbana e reflorestamento) associados a catástrofes naturais como as inundações.
“Este projeto demonstra o potencial de aplicação de tecnologias de satélite de observação da terra (EO - Earth Observation) em cartografia urbana e na avaliação de risco face a situações de catástrofes naturais como as inundações, com um enorme potencial de aplicação a outros cenários. O cruzamento de diversos dados recolhidos via satélite permite-nos identificar vulnerabilidades do terreno, podendo as entidades competentes lidar atempadamente com situações de risco, procurando minimizar eventuais danos”, declara Marco Costa, CEO da Critical Software.
Sobre a Critical Software
A Critical Software é uma empresa global que fornece tecnologia de Software fiável para sistemas de informação críticos para o Negócios e/ou Missão de empresas e organismos líderes nos seus mercados. Fundada em 1998, a Critical Software tem sede em Portugal e presença, através de subsidiárias, em Southampton e Somerset (Reino Unido), San Jose (EUA), São Paulo (Brasil), Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola). A empresa possui um sistema de gestão de qualidade com certificações CMMI® Level5, ISO 9001:2000 Tick-IT e ISO 15504.