Controladores de voo fazem intercâmbio entre Centros de Operações Militares
Controladores de voo do Centro de Operações Militares (COpM 2), subordinado ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba (PR), iniciaram intercâmbio operacional com o COpM 1, de Brasília.
A iniciativa, que aproxima dois dos principais Centros de Operações Militares do SISDABRA, começou neste mês e vai se estender nos próximos meses, até que todo o efetivo esteja treinado.
Os profissionais vão aprimorar os conhecimentos operacionais sobre a nova área de responsabilidade do COpM2. A partir do segundo semestre deste ano, o controle das missões dos esquadrões de voo da área que engloba, principalmente, o Estado do Rio de Janeiro, ficará sob a responsabilidade da Segunda Região de Defesa Aeroespacial (RDA 2). Além da condução de missões realizadas pelos esquadrões da Força Aérea Brasileira sediados no Rio de Janeiro, o centro apoia as missões realizadas pelo esquadrão de A-4 da Marinha do Brasil, baseado em São Pedro da Aldeia, litoral norte do Rio Janeiro.
Para a Sargento de Controle de Tráfego Aéreo Bárbara Pacheco Lins, uma das primeiras participantes do intercâmbio, a interação foi muito valiosa e gratificante. "Propiciou um acompanhamento da rotina atual do COpM1 que vai ajudar quando absorvermos a nova área", diz a militar. Segundo o Sargento de Controle de Tráfego Aéreo Ângelo Vaine Honório, a troca de experiências permite verificar os métodos de trabalho de cada esquadrão que o COpM2 será responsável. Vi que alguns acordos operacionais serão atualizados e outros deverão ser criados", disse.
Fonte: CINDACTA II