Aeroportos: Prazo para contestação de leilão termina 7 de março
JORGE FREITAS .
A Agência Nacional de aviação Civil (Anac) receberá, até 7 de março, recursos contra os consórcios que arremataram os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Campinas em 6 de fevereiro .
De acordo com o órgão regulador, um dos grupos que participaram da concorrência pediu vista dos documentos dos vencedores, mas não adiantou se contestará o leilão. A tendência é de que os desclassificados busquem pontos vulneráveis que possam expor dificuldades financeiras dos grupos vencedores. Para especialistas, questionamentos são naturais em licitações muito concorridas.
O ministro da Secretaria de aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, justificou o grande número de contendores como uma estratégia para garantir o sucesso do leilão. "Precisávamos contar com muitos candidatos", justificou. Ele informou ainda que, agora, o próximo passo do programa de concessões de aeroportos será reunir governadores estaduais para definir as cidades onde serão construídos novos terminais. O foco é fomentar a aviação regional e atender a população de uma forma mais eficiente.
"Vamos levar em conta a sugestão do filé com osso, que nos foi dada, para que possamos desenvolver uma aviação competitiva, usando a alavancagem que a concessão vai permitir", disse Bittencourt, durante uma audiência pública realizada ontem pelas comissões de Infraestrutura e de Meio Ambiente do Senado. O ministro reconheceu, contudo, que tarifas extras serão criadas nos aeroportos com grande número de conexões, como o de Brasília.
Fonte: / NOTIMP
Foto: Andomenda