Tráfego Aéreo: FAB adota esquema especial para o Carnaval
A Força Aérea Brasileira (FAB) adota um esquema especial para manter a segurança e a fluidez no controle do espaço aéreo nas regiões de maior movimento neste Carnaval. Nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) as principais medidas serão o aumento do efetivo de controladores e a otimização do gerenciamento da navegação aérea, principalmente nos horários de pico.
O CINDACTA I, responsável pela maior quantidade de tráfego aéreo do País - 45% do total -, reforçará em 20% a equipe de controladores.
Já o CINDACTA II, sediado em Curitiba, incrementará em 30% o efetivo. A finalidade é suprir as demandas principalmente nos horários de maior movimento aéreo nas terminais do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
Sediado em Recife, o Cindacta III também prevê o aumento do efetivo em 20%. Além disso, vai ativar espaços aéreos condicionados em Salvador, Recife e Olinda, locais de grandes aglomerações humanas em função do Carnaval. Nesses espaços o tráfego ficará restrito a helicópteros credenciados. Uma das finalidades da medida é facilitar as atividades de segurança.
Fonte: Agência Força Aérea