Porto Alegre: Exército deve finalizar projeto de pista dia 10
Infraero tem expectativa de iniciar a licitação para ampliação em março .
Solicitado há um ano, o projeto de engenharia para a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho deverá ser concluído pelo Exército em 10 de fevereiro. A partir disso, a Infraero espera abrir em março a licitação para contratar a empresa que irá estender a pista em 920 metros, para 3,2 mil metros.
Conforme informações do Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro, os projetos de terraplenagem, geométrico e pavimentação estão concluídos e já foram entregues à Infraero. O de balizamento, sistema de luzes que ficam na lateral da pista, está em fase de verificações e deverá ser entregue na próxima sexta-feira.
Falta ainda o estudo da drenagem que, segundo o Exército, está 80% concluído. A drenagem envolve o controle da água da chuva e dos riachos nas imediações do aeroporto.
Os projetos estão sendo elaborados em partes desde abril do ano passado pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército em Brasília, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.
– Se o cronograma for cumprido, esperamos abrir a licitação em março – prevê o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, acrescentando que o edital será elaborado em Brasília.
A necessidade
- Para acelerar a demorada ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho, a Infraero assinou acordo para o Exército refazer o projeto.
- Batalhões de Engenharia realizam projetos semelhantes nos aeroportos de Guarulhos (SP), Vitória (ES) e Goiânia (GO).
- Com o projeto em mãos, a Infraero pode abrir licitação para buscar uma empresa que faça a ampliação da pista de 2,28 mil metros para 3,2 mil metros.
- A nova extensão permitirá que aviões maiores operem no terminal, e que cargueiros possam decolar com carga completa para destinos hoje não contemplados
Fonte: / NOTIMP