O primeiro voo de um avião feito com impressora 3D
Pesquisadores da Universidade de Southampton apresentaram o primeiro voo completamente controlado de um avião feito em uma impressora 3D. Toda a trajetória e velocidade foram analisadas em um computador e servirá para mostrar a eficácia da tecnologia para aplicações mais complexas.
Eles informaram que até as partes móveis foram feitas na impressora laser, o que diminuiu os custos de produção. Mostrou também que a técnica é capaz de fabricar partes menores e mais complexas. A impressão em 3D fabrica objetos através da adição de diferentes camadas de material, que pode ser plástico ou gesso, entre outros.
Com ela será possível imprimir em três dimensões o que antes seria necessário adquirir de uma indústria. Isso possibilita uma economia à pequenas e médias empresas. Hoje já é utilizado no setor de calçados, joalheria, farmacoquímica, aeromodelismo, design de produto, automotivo e aeroespacial. Acredita-se que no futuro, pessoas comuns terão em casa essas impressoras e uma criança poderá, por exemplo, imprimir um brinquedo novo em algumas horas.
Fonte: Mundo Bit / NOTIMP