FAB: SERIPA VII participa de reunião em Porto Urucu (AM)
O Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) participou, entre os dias 9 e 10 de fevereiro, da Primeira Reunião de Segurança de Voo das empresas aéreas que operam na região de Porto Urucu (AM), em proveito das atividades de exploração petrolífera na Amazônia.
O evento ocorreu nas dependências da Base de Operações Geólogo Pedro de Moura - PETROBRÁS, localizada a, aproximadamente, 700 km de Manaus, numa região isolada e de selva amazônica.
Participaram da reunião os Gerentes de Segurança Operacional e Agentes de Segurança de Voo das quatro empresas que operam naquela região, sendo três operadoras de helicópteros e uma de transporte aéreo.
Dentre os assuntos abordados na reunião, foi dado destaque à necessidade de se incrementar os reportes por meio de relatório de prevenção, a necessidade de manutenção e padronização das comunicações aéreas com a estação AFIS (implantada no aeroporto) durante as principais fases de voo, os focos de perigo aviário e o tratamento para mitigação dos mesmos, além de outros tópicos específicos das operações on shore de helicópteros.
Contribuindo para aumentar a consciência da segurança de voo em Porto Urucu, o SERIPA VII ressaltou a importância de realização da drenagem e o teste de combustível nos pré-voos das aeronaves, devido ao problema das elevadas temperaturas e umidade encontradas na selva, além de sugerir a implementação de croquis para as aproximações de helicópteros para as dezenas de clareiras utilizadas na região, em virtude da existência de obstáculos artificiais e naturais existentes nas mesmas.
Também foi discutida a necessidade de reporte, no mais curto tempo possível, das ocorrências aéreas, a fim de se dar o devido tratamento (investigação) no momento oportuno, evitando-se recorrência dos mesmos, a perda de vidas ou danos materiais às empresas operadoras.
Fonte: SERIPA VII