FAB envia técnicos para apurar pouso forçado no Amarais
Técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), órgão ligado à Força Aérea Brasileira, estiveram nesta segunda-feira (13) no Aeroporto Estadual Campos dos Amarais, em Campinas, onde no domingo (12) um bimotor que levava a dupla sertaneja João Carreiro e Capataz fez um pouso de emergência.
A FAB informou que detalhes dos trabalhos de investigação não são divulgados, mas adiantou que o objetivo é evitar outros acidentes semelhantes.
A equipe do Seripa 4 chegou pela manhã a Campinas e passou cerca de oito horas vistoriando o bimotor modelo Cessna 310, que ficou com a parte de baixo destruída após ter problema no trem de pouso e pousar de barriga. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave é de uma empresa que presta serviço aéreo privado e o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) do avião estava em dia. Um dos quesitos no documento da Anac é a situação de aeronavegabilidade, apontada como normal para o Cessna.
O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) informou que a pista foi fechada imediatamente após o acidente, seguindo procedimento padrão. O administrador do aeroporto Campo dos Amarais, Aroldo Viana de Albuquerque, informou que a pista foi reaberta ainda no domingo, às 22h30.
Apesar de o aeroporto ter ficado fechado para pousos e decolagens por cinco horas, Albuquerque afirmou que nenhum transtorno foi registrado na movimentação de aeronaves no Amarais.
De acordo com a Força Aérea Brasileira, após as investigações, o Seripa irá emitir um relatório, que não tem um prazo para ser concluído. O avião que trazia a dupla sertaneja João Carreiro e Capataz vinha de Cornélio Procópio, no Paraná, e tinha pouso programado nos Amarais por volta das 17h30.
Quando se preparava para aterrissar, o trem de pouso do bimotor não abriu, o que fez com que o piloto arriscasse um “pouso de barriga”. Ninguém se feriu. Além dos cantores, estavam no avião um produtor da dupla e o comandante.
O empresário da dupla, Leonardo Reis, não estava na aeronave, mas teve contato com os músicos que ficaram assustados com o acidente. “Todos ficaram nervosos, mas graças a Deus, foi um susto e ninguém ficou ferido”, falou Reis momentos depois do acidente. Apesar do imprevisto, a dupla se apresentou na noite de domingo (12) na Festa da Uva de Vinhedo.
Fonte: PAULÍNIA NEWS / NOTIMP