Infraero: Regional Noroeste obtém resultados ambientais positivos em 2011
Nos trabalhos de licenciamento ambiental, alguns dos destaques são a obtenção da licença de instalação para as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM), que já tiveram início, e da autorização ambiental para as obras de recapeamento da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Tabatinga (AM), que estão em andamento desde agosto de 2011, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2012. Além disso, foi obtida a manutenção das licenças operacionais de todos os aeroportos da Regional ao longo do ano.
A Regional também promoveu análises da água potável e das instalações de esgoto em seus aeroportos, obtendo resultados satisfatórios na manutenção da rede hídrica. Além de garantir a boa qualidade da água utilizada nos terminais e minimizar os impactos ambientais relativos à rede de esgoto, a ação visa à preservação dos igarapés (cursos d’água amazônicos, formados por um braço estreito de rio ou canal) próximos ao Aeroporto de Manaus.
Em relação às ações sobre ruído operacional, por sua vez, foi feito o cadastramento das instalações urbanas e empreendimentos existentes nas áreas de ruídos de Manaus e Porto Velho, o que facilitará as análises de ruído ambiental e a tomada de ações para redução da poluição sonora.
“As ações realizadas em 2011 demonstram a preocupação da Infraero com a integridade ambiental do entorno dos aeroportos, além de se integrarem ao cronograma de expansão da Rede para o conforto dos usuários. A obtenção da licença para as obras de Manaus e o avanço dos trabalhos de reforma são grandes conquistas da empresa, que se empenha para servir aos passageiros e ao meio ambiente”, afirmou o superintendente da Regional Noroeste, Rubem Ferreira Lima.
Fonte: