Colégio da FAB forma 132 alunos dos ensinos médio e técnico no RJ
O Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) realizou em dezembro a colação de grau das turmas de terceiro ano dos cursos do Ensino Médio e do Curso Técnico em Enfermagem. Ao todo, foram 132 formandos - 112 do Ensino Médio e 20 de Enfermagem. As formaturas ocorreram nos dias 20 e 21 de dezembro.
A cerimônia foi prestigiada pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Terciotti, e também contou com as presenças do Chefe do Gabinete do III COMAR e Supervisor Militar do Colégio, Coronel Intendente Ailton dos Santos Mendes; do Adjunto do Supervisor Militar, Coronel Aviador Ref Paulo César Corrêa Guerreiro; do Administrador Geral do Colégio, Coronel Intendente R1 Carlos Eduardo Barroso Franco; além do Diretor Geral do CBNB, professor Luis Otávio Ebendinger Martins e demais professores e profissionais do Colégio. O CBNB é mantido pelo Comando da Aeronáutica e subordinado ao III COMAR.
Na terça-feira (20/12), a formatura foi dos alunos do curso de Enfermagem, que no CBNB é um curso técnico oferecido como opção, realizado mediante um concurso interno. Com duração de dois anos, no primeiro ano, as aulas são ministradas no turno da noite e sempre teóricas. No segundo ano, por meio de convênios com os hospitais da Aeronáutica, os alunos fazem estágios nos seguintes hospitais: Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) e Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), além de unidades hospitalares nas Prefeituras das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.
A cerimônia de quarta-feira (21) iniciou com uma homenagem prestada pelos alunos ao ex-inspetor de disciplina Paulo César dos Santos Lucas, o PC, falecido em 27 de novembro do ano passado. Os filhos de PC - como ele era conhecido -, Áurea Andressa Bastos e Paulo Henrique Bastos, receberam das mãos do Major Brigadeiro Terciotti uma placa em homenagem. Outro momento que emocionou os presentes foi a troca da Guarda da Bandeira, realizada entre os formandos e os melhores alunos do segundo ano do Colégio.
A colação de grau contou com o juramento dos alunos formandos e, por fim, a entrega dos canudos àqueles que sairão para as diversas profissões no mercado de trabalho. Os três melhores formandos do ano de 2011 do CBNB foram Caio da Silva Costa (com média anual 8,94), Caroline dos Santos Silva (com média anual 8,59) e João Glauber Cristóvam Ferreira (com média anual 8,29). Caio, de 17 anos, também estudante do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) era só alegria: “Eu já esperava figurar entre os melhores do colégio, mas não sabia que seria o primeiro. Estou muito feliz e realizado.”
A segunda colocada, Caroline, também de 17 anos e aluna do curso de Enfermagem do CBNB, diz que nem tudo foi fácil: “Nada é fácil. Eu e minha turma encontramos muitas dificuldades no início. Conhecer gente nova, novas amizades, estudar mais. Isso tudo requer bastante dedicação.” João Glauber, de 18 anos e, assim como o colega Caio, estudante do CEFET, afirma que uma das maiores motivações foi a força da família e dos professores: “Tive muito apoio de casa. E além do mais, os professores aqui no colégio tentam a todo o momento incutir na gente essa vontade de sempre ser o melhor, está sempre à frente. Isso ajuda e muito.”
De olho no futuro, os egressos do CBNB traçam seus planos. Caio diz que seu maior desejo é seguir a carreira de físico: “É o que mais quero agora. Logo depois penso em fazer engenharia mecânica, mas em primeiro lugar física.” Caroline pensa em ser médica: “Vou fazer medicina. Mas também não descarto farmácia.” Já João Glauber segue firme: “Farei biologia genética. É o meu sonho.”
O Diretor Geral do CBNB, professor Luis Otávio Ebendinger Martins, agradeceu aos presentes e direcionou seu discurso aos alunos formandos: “Estamos juntos, de mãos dadas para a realização de uma sociedade moderna. E vocês, formandos de 2011, apareçam. Pois serão sempre muito bem vindos.”
Fonte: III COMAR