Universidade da Força Aérea comemora 21º aniversário do Núcleo de Aprendizes
Lembranças de muito trabalho, força de vontade, perseverança e amor marcaram o aniversário do Núcleo de Aprendizes (NUCLAP), projeto social sediado na Universidade da Força Aérea (UNIFA), que completou 21 anos de existência. O evento contou com a presença dos ex-comandantes da UNIFA, Tenente Brigadeiro do Ar Fernando de Almeida Vasconcellos, Comandante da UNIFA de 1995 a 1997, do Major Brigadeiro do Ar Wilson Freitas do Valle, Comandante da UNIFA de 1990 a 1993, e o Major Brigadeiro do Ar Stefan Egon Gracza, atual comandante da UNIFA.
O NUCLAP é a complementação de um projeto de caráter assistencial iniciado em 1º de outubro de 1990, nas instalações da UNIFA. Mais tarde, o Instituto Léon Denis articulou a oficialização, em forma de convênio com a Universidade e a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da capital do Rio de Janeiro.
A partir da nova estrutura administrativa e jurídica, de caráter sócio educativo, pôde-se ampliar o trabalho e o número de atendimentos aumentou de 20 para 80 jovens por ano. A área de abrangência, que era restrita, considerando os bairros vizinhos da UNIFA, foi ampliada para todas as comunidades da cidade do Rio de Janeiro e municípios vizinhos. No ano de 2000, o trabalho estendeu-se às meninas.
O Programa Núcleo de Aprendizes possui os seguintes projetos em andamento para os jovens: “Aprendiz de um Ideal”, “Aprendiz-Master” e “Aprendiz-Monitor”. Estes projetos se articulam de forma interdependente, com o objetivo de promover maior experiência para a vida pessoal e profissional.
Fonte: UNIFA