Resgate Simulado - Falcão Negro estreia sobre o mar
Fotógrafo registrou primeiro treinamento do esquadrão da Base Aérea de Santa Maria com os helicópteros BlackHawk .
Pela primeira vez, o Esquadrão Pantera da Base Aérea de Santa Maria (BASM) utilizou, em treinamento, os helicópteros H60L Black Hawk (Falcão Negro, em português), adquiridos em março.
O exercício foi realizado durante duas semanas - entre o final de outubro e o início de novembro, com a presença de 80 militares que utilizaram três dos quatro aparelhos da unidade na Baía Sul de Florianópolis (SC).
O treino realizado procurou aprimorar operações de busca e salvamento de vítimas em ambientes aquáticos, uma das missões mais perigosas, que exige atenção e dedicação dos militares. Além da Base Aérea, a Marinha realiza serviço de resgate no mar.
- Somos um esquadrão multifuncional e podemos ajudar também em escoltas, interceptações de outras aeronaves e controle de fronteiras, além de salvamentos em alto-mar - explica o tenente-coronel-aviador Luiz Marques de Lima, comandante do esquadrão.
Imagens poderão ser conferidas em exposição
Pode ser cercado das cores azul - do céu e do mar - e verde, das costas recortadas, o local em que ocorreu o exercício proporcionou belas imagens.Foi com essa finalidade que o fotógrafo Luciano Souza, 34 anos, que atua há mais de 10 em Santa Maria, recebeu o convite da BASM para fotografar o treinamento do esquadrão.
Por meio do meu trabalho, quero fazer com que a sociedade conheça as atividades que os militares realizam - diz Souza, que já lançou um livro de fotografias dos carros de combate do Exército Brasileiro.
Zero Hora mostra nesta página algumas dessas imagens, mas boa parte das mais de 5 mil fotografias feitas no litoral catarinense poderá ser conferida em breve em uma exposição, promovida por Souza, no Royal Plaza Shopping, em Santa Maria, ainda sem data definida.
Fonte: / NOTIMP