Natal: Número de voos atrasados cai 60%
Apesar do aumento do número de passageiros, os aeroportos brasileiros registraram um índice menor de atrasos de voos neste Natal, em relação ao mesmo período de 2010 .
André Borges .
De acordo com informações enviadas ao Valor pela Infraero, nos dias 23, 24 e 25 de dezembro foram registrados 880 voos (10,4% do total) com atrasos acima de 30 minutos.
O volume de ocorrências nesse período foi 60% inferior ao número de atrasos registrados no mesmo período do ano passado. Em 2010, de um total de 8.162 partidas programadas para os três dias, 2,2 mil voos (26,9%) registraram atrasos acima de 30 minutos.
Nos dias 23, 24 e 25 de dezembro deste ano, o total de partidas programadas nos aeroportos da Infraero chegou a 8.485 voos. Mais da metade dos atrasos (541) ocorreram no dia 23, sexta-feira.
Alguns aeroportos do país (Galeão, Brasília, Salvador e Confins) chegaram a ter paralisações pontuais, mas a greve que ameaçava o transporte aéreo acabou fracassando, após acordo firmado entre o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) e as companhias aéreas.
A estimativa da Infraero é de que o número de passageiros em trânsito neste mês ultrapasse a marca de 16 milhões de pessoas, movimento 12% superior à média do ano e 13,6% maior que o mesmo mês do ano passado.
Para minimizar os problemas que ainda podem causar dor de cabeça ao usuário neste fim de ano, o Infraero contratou, por meio de concurso público, 321 empregados para as áreas de segurança aeroportuária, operações, navegação aérea e manutenção, informou a estatal.
Durante os turnos de maior movimento, a empresa fez ajustes na escala de serviço para reforçar a equipe de trabalho nos aeroportos. Ao todo, cerca de 200 funcionários estão atuando nos principais aeroportos da rede, auxiliando principalmente quem viaja pela primeira vez.
Atualmente, sete aeroportos da rede também contam com os "módulos operacionais", terminais remotos instalados em Viracopos (SP), Guarulhos (SP), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e Florianópolis (SC). "Módulos operacionais também já estão sendo instalados em Porto Alegre (RS) e Imperatriz (MA), além do segundo módulo no aeroporto de Brasília", informou a Infraero.
Todas as atenções estão voltadas para o aeroporto internacional de Guarulhos, no Estado de São Paulo, o maior do país. A Infraero contava com a inauguração de um terceiro terminal na semana passada para apoiar a movimentação de passageiros em Cumbica, mas as obras não ficaram prontas no prazo e só deverão ser concluídas na segunda quinzena de janeiro.
Fonte: / NOTIMP