|

Livro "Ágape para Ícaro" relata biografia de um dos pioneiros da Aeronáutica Brasileira

Lançado na quarta-feira (14/12) no Clube da Aeronáutica de Brasília, no Distrito Federal, o livro ÁGAPE PARA ÍCARO – A Saga de um Pioneiro da Aeronáutica Brasileira, retrata a biografia do Tenente Brigadeiro do Ar Paulo Victor da Silva, ex-diretor do então Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA) e um dos grandes incentivadores do projeto da aeronave Bandeirante, o primeiro avião produzido em série no Brasil. “É um livro que resgata a trajetória de um dos grandes ícones da Aeronáutica”, afirma Clarindo dos Santos, autor da publicação.

Em 272 páginas, o livro, dividido em “quatro atos” centrais, aborda as contribuições do Tenente Brigadeiro Paulo Victor da Silva para impulsionar a aviação brasileira. Para a produção da publicação, o autor se debruçou em um trabalho árduo de pesquisa. “Foram quatro anos de levantamentos, de 2000 a 2004, além de leituras e entrevistas”, explica Santos.

O Tenente Brigadeiro do Ar Paulo Victor da Silva nasceu em Belém (PA) e ingressou na carreira militar no Rio de Janeiro, onde fez a Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos. Passou a pilotar, como aspirante a oficial, em missões de patrulhamento durante a Segunda Guerra Mundial, tendo logo depois passado um período no Correio Aéreo Nacional (CAN). Realizou missões que ficaram conhecidas por colaborar no desenvolvimento e na integração nacional. “O determinismo é o traço mais forte de seu perfil, características dos seres humanos que não aceitam fórmulas empíricas e vivem, permanentemente, às voltas com a ciência, fazendo do uso de seus ensinamentos um sacerdócio”, ressalta Santos. "Ele era uma pessoa extremamente sagaz e técnica", complementa o autor do livro.

Em 1950, o Tenente Brigadeiro do Ar Paulo Victor da Silva ingressou no ITA e se formou três anos depois, em engenharia. Foi chefe da Divisão de Tráfego da Diretoria de Aeronáutica Civil (DAC), diretor do CTA, Adido Aeronáutico nos Estados Unidos, de onde retornou para ser Diretor de Eletrônica e Proteção ao Vôo. Promovido a Tenente-Brigadeiro do Ar em 1979, foi para a reserva da FAB no ano de 1981. Faleceu em janeiro de 2010.

Depois de Brasília, o livro o livro "Ágape para Ícaro – A Saga de um Pioneiro da Aeronáutica Brasileira" será lançado no sábado (17/12), às 10 horas, no Clube dos Oficiais na Base Aérea de Belém.


Fonte: Agência Força Aérea








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented