Infraero realiza Simulado de Acidente Aeronáutico em Viracopos
A atividade deste ano simulou um pouso de emergência seguido de incêndio. A novidade nesta ação foi a utilização de uma aeronave, cedida pela Azul Linhas Aéreas. No simulado, o avião decolou de Viracopos e solicitou retorno alegando fumaça a bordo, o que motivou o pedido de um pouso de emergência.
Em solo, as equipes de resgate, incluindo 50 dos 320 integrantes do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE) de Viracopos, atuaram na simulação de salvamento de 40 vítimas do acidente. Ao todo participaram funcionários da Infraero e integrantes do Grupamento de Resgate Aéreo e de Urgência (GRAU), além das Polícias Federal e Militar, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), concessionária de rodovias Colinas, Defesa Civil, bem como parte da Rede Médica Hospitalar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campinas.
Toda a ação foi acompanhada por representantes dos órgãos participantes e pelo superintendente do aeroporto, Carlos Alberto Alcântara, que destacou a importância do exercício. “O aeroporto precisa estar preparado para uma eventual situação de emergência como a que simulamos hoje. Para isso, o envolvimento de toda comunidade aeroportuária é indispensável. Viracopos mostrou capacidade de união e cooperação quando se trata de fortalecer os procedimentos de enfrentamento de emergências do aeroporto”, disse.
O exercício foi organizado pela Gerência de Segurança de Viracopos e não afetou as atividades do aeroporto. O simulado atende a legislações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), do Sistema de Comando da Aeronáutica e do Manual de Procedimentos da Infraero.
Fonte: