Infraero inaugura novo sistema de luzes de aproximação no Galeão
Além da construção de todos os blocos de sustentação das plataformas do ALS e da reforma da passarela de acesso aos equipamentos, o investimento incluiu a instalação da infraestrutura e das luminárias que compõem o sistema. As obras civis, iniciadas em 2008, foram concluídas em novembro e a homologação foi realizada após o voo do avião-laboratório do Geiv.
Novos investimentos
As cabeceiras da pista 10/28 do Galeão também ganharão novos sistemas de aproximação. Atualmente, a Infraero está contratando, por meio de Tomada de Preços, empresa para a elaboração dos projetos de engenharia das obras de revitalização do ALSF das cabeceiras 10 e 28, com investimentos previstos de R$ 560 mil. O ALSF é uma derivação do ALS, que permite orientação visual ao pouso das aeronaves por meio da emissão de luzes brilhantes numa direção padronizada, na qual o piloto alinha a aeronave com o eixo da pista na sua aproximação final para pouso. Quando o ALS utiliza luzes sequenciadas (flasher), o equipamento torna-se um ALSF.
Além disso, está em curso o Plano de Ação do ILS Categoria III, que visa a elevar a categoria dos sistemas de navegação dos aeroportos do Galeão, Guarulhos e Curitiba. No Galeão, a estimativa é que o equipamento esteja em funcionamento até o final de 2013. O ILS III (Instrument Landing System) é um sistema de pouso por instrumentos que proporciona orientação segura de alinhamento e ângulo de descida, desde que a aeronave esteja equipada com o instrumento de bordo correspondente.
Fonte: