Escola Preparatória de Cadetes do Ar forma 165 alunos em Barbacena (MG)
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) formou, no dia 16 de dezembro, a Turma Atlas, que concluiu os três anos de formação acadêmica e militar. O último desfile dos 165 alunos na Escola de Barbacena (MG) foi realizado com a presença de autoridades, familiares e amigos. Destes, 125 seguem para a Academia da Força Aérea, em busca do sonho de se tornar um oficial aviador.
A cerimônia, presidida pelo Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, diretor Geral do DEPENS, teve como um dos momentos marcantes a passagem do Estandarte da Escola. Esta é um honra concedida ao discente que mais se destacou nas avaliações intelectuais, físicas e militares do Terceiro ano do Curso Preparatório de Cadestes do Ar (CPCAR).
Os alunos que obtiveram as melhores médias no CPCAR receberam das mãos do Brigadeiro Rossato e dos familiares o reconhecimento por seu destacado desempenho escolar. A 1º colocação geral ficou para o Aluno Lucca Minhaqui Azevedo, ao obter a média 9,291. A 2º colocação da turma ficou com o Aluno Roger Koch, ao fechar os três anos de estudo com média igual 9,070. O Aluno Luiz Fernando Gonçalinho Antônio obteve a 3º colocação, com a média 9,057.
Em seu discurso aos formandos, o comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, ressaltou que a missão da instituição é preparar o futuro dos jovens do Brasil. “Durante três anos, professores, instrutores, civis e militares da EPCAR trabalharam para que este dia chegasse. Hoje 165 jovens alunos deixarão esta Escola para enfrentar o mundo”. Em suas palavras o Brigadeiro Peclat ainda destacou os diferenciais da EPCAR. “Aqui são transmitidos e praticados nobres princípios como a honra, a coragem, o dever e a disciplina”.
Apesar do mau tempo, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça pode ser vista pelos céus da cidade, finalizando a cerimônia militar. Para os pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea, o momento também foi de emoção e recordações: “Muitos de nós começamos na mesma situação em que hoje eles se encontram, com 15, 16, 17 anos, sonhando em um dia ser oficial da Força Aérea, ser um aviador. O sonho da Esquadrilha faz parte de muitos daqueles que tem acesso à Escola”, disse o comandante da Esquadrilha da Fumaça.
Fonte: EPCAR