Distrito Federal: Helipontos dos hospitais não são adequados, dizem bombeiros
Local reservado para pouso em Taguatinga fica em campo de futebol. Anac disse que nenhum dos 17 helipontos do DF é de hospital público .
Os hospitais públicos do Distrito Federal não têm espaço adequado para o pouso dos helicópteros do Corpo de Bombeiros, segundo a corporação. Na unidade de Taguatinga, o local reservado para a ação é um campo de futebol.
“A gente conseguiu, com o apoio do hospital, que fossem cortadas algumas árvores e tudo. Mas lá a questão é que como a área não é destinada para o pouso da aeronave, vez por outra a gente se depara com o uso desta área para o fim que ela se destina. É um campo de futebol”, disse o major do Corpo de Bombeiros Flávio Portela.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, nenhum dos 17 helipontos do DF homologados pelo órgão é de hospital público. No Hospital Regional da Asa Norte, o local de pouso dos helicópteros de resgate fica no estacionamento. Quando a aeronave chega, a área fica interditada.
No Hospital de Base, o maior do DF, o heliponto ganhou um local maior, mas de difícil acesso. Fica no estacionamento e entre os prédios. No hospital de Ceilândia, o espaço fica em área cercada e sinalizada, perto da emergência. Mesmo assim, segundo os bombeiros, o local ainda não é adequado.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o Hospital Regional de Taguatinga e o Corpo de Bombeiros estão analisando a construção de um heliponto em cima do pronto-socorro. Nas demais unidades, a pasta disse que está fazendo estudos para regularização dos espaços.
Fonte: / NOTIMP