|

Contra tráfico, deputado pede comissão para monitorar fronteiras

O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) propôs nesta segunda-feira a criação de uma Comissão Mista Permanente de Segurança de Fronteiras na Câmara, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e armas e a presença de organizações clandestinas.

"A principal preocupação é a entrada de armas e drogas. Além disso, existe o tráfico de pessoas. Estamos falando de quase 17 mil km de fronteira, por isso temos que melhorar nossas defesas", afirmou Leite, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.

A iniciativa possibilitaria a declaração dos grupos armados como terroristas, inclusive as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que operam na região amazônica. O texto do projeto afirma que "as organizações que tenham vínculos com atividades ilícitas e que ofereçam riscos diretos ou indiretos para cidadãos brasileiros serão classificados conforme seu potencial de ameaça para o País".

No entanto, Leite esclareceu que a proposta "não é só pelas Farc, mas algo muito mais amplo". O deputado disse que um dos propósitos da Comissão, que seria integrada por onze deputados e onze senadores, seria promover "mais políticas comuns entre Brasil e seus vizinhos" e chamou atenção para a necessidade de que o País reforce sua segurança para Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

"São eventos que requerem uma atenção especial, e o Brasil não pode ser espaço para ações terroristas. As estruturas atuais são insuficientes para garantir a segurança", opinou o parlamentar, que acredita que o projeto, que será apresentado nos próximos dias na Câmara dos Deputados, será aprovado no próximo semestre.

Fonte:








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented