Começam desmontes de aviões que atravancam Aeroporto do Galeão
O desmonte de três aviões Boeing 727-200 pertencentes à Varig Log (empresa em recuperação judicial), que se encontram encostados no Aeroporto do Galeão, começou na sexta-feira dia 15. Logo em seguida, será desmontada uma outra aeronave da empresa, que se encontra no Aeroporto de Porto Alegre.
A informação é do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Marlos Melek, que é também o coordenador do programa “Espaço Livre Aeroportos”. O trabalho no Rio de Janeiro deve ser concluído em três dias, com a entrega da sucata à própria Varig Log e liberação do espaço no aeroporto, ocupado há oito anos pelos aviões velhos.
A operação será custeada pela TAP, que se ofereceu para pagar as despesas. Segundo Melek, os três aviões estão ocupando uma área de 6,3 mil metros quadrados, enquanto o aeroporto sofre com a falta de espaço. Em Porto Alegre, será liberada uma área de 2,1 mil metros quadrados.
Mediação
Ao saber do programa Espaço Livre Aeroportos, a TAP procurou a Corregedoria Nacional de Justiça em julho, reclamando que lutava há seis anos para retirar os aviões encostados nos dois aeroportos, e liberar mais espaço para suas operações. A Corregedoria fez a mediação com todas as partes interessadas e, em seis meses, eliminou todos os entraves à remoção ou ao desmonte dos aviões.
A próxima etapa do programa deve ser o desmonte dos aviões pertencentes à massa falida da Varig S.A. São sete Boeing 737-300 e 737-200 que estão parados nos aeroportos do Galeão e de Manaus.
Fonte: / NOTIMP