Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica forma 191 novos oficiais
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou (1º/12) a solenidade militar de entrega de espadas aos novos oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), oriundos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) e do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF), ambos voltados para graduados do efetivo da Aeronáutica.
Ao todo, 191 novos segundos-tenentes receberam a espada, símbolo do oficialato nas Forças Armadas, e prestaram o compromisso perante à Bandeira Nacional, num ato que simboliza o juramento de bem cumprir os deveres inerentes à carreira do oficial.
Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, ressaltou que “uma conquista dessa envergadura é fruto de muito sacrifício, dedicação e vontade; é uma dura caminhada, cuja participação ativa de familiares e amigos, fornecendo apoio e incentivo, torna-se indispensável, sobretudo, nos momentos em que o desânimo se faz presente”.
Pela primeira colocação na classificação geral de seus cursos, Davy Andersson de Andrade, da Turma Pulsares (CFOE) e Jamilton de Oliveira, da Turma Excalibur (EAOF), receberam os Prêmios Força Aérea Brasileira e Honra ao Mérito do Ministério da Defesa respectivamente das mãos do Comandante da Aeronáutica e do Chefe da Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Jorge Godinho Barreto Nery.
A Turma Pulsares, formada pelos alunos do CFOE, prestou homenagem especial ao patrono, o ex- Vice-Presidente da República José Alencar Gomes da Silva, morto em 29 de março deste ano. Ele foi representado na cerimônia por seu irmão, Antônio Gomes da Silva Filho, que recebeu do aluno padrão do CFOE, Joerbet Morais Ferreira, um registro fotográfico dos momentos em que o vice-presidente participou dos eventos realizados no CIAAR.
A cerimônia foi encerrada com o tradicional desfile militar. Os militares foram inclusos nos respectivos Quadros de Carreira, sendo designados para servir em Organização Militar (OM) da localidade escolhida, respeitando a classificação final nos cursos.
O que é o CFOE e o EAOF
Para cursar o CFOE, que tem duração de dois anos, o militar da ativa deve ser aprovado no exame de seleção, e possuir, entre outros pré-requisitos, ensino médio completo e, no mínimo, oito anos de serviço no Quadro de Suboficiais e Sargentos (QSS). Os 29 formandos do CFOE 2011 pertencem ao quadro de especialistas do grupamento básico da FAB, que contempla as especialidades “Armamento”, “Comunicações”, “Controle de Tráfego Aéreo” e “Meteorologia”.
Já para o EAOF, podem participar do estágio graduados que possuem Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e que foram aprovados no exame de seleção. Neste ano, 162 militares concluíram o estágio, que dura cerca de 14 semanas.
Durante o período de adaptação no CIAAR, os formandos receberam instruções sobre regulamentos e conduta militares, armamento, segurança no trabalho, gestão de pessoas, chefia e liderança, direito humanitário internacional, entre outras instruções especificas de cada área, tornando-os aptos para o exercício da chefia, na área técnica. Os alunos do CFOE, também realizaram o Curso Superior de Tecnologia, reconhecido pelo MEC, na especialidade cursada.
Durante a carreira, os oficiais oriundos do CFOE podem chegar ao posto de Coronel e do EAOF ao posto de capitão.
O CIAAR
O CIAAR, localizado em Belo Horizonte, é hoje uma das mais importantes escolas de formação da Aeronáutica, promovendo também a adaptação militar de médicos, dentistas, engenheiros, advogados, entre outros. Somente neste ano, o CIAAR formou cerca de 500 novos oficiais para a Aeronáutica.
Fonte: CIAAR