|

Alunos da EPCAR estão entre os cem melhores em seletiva para Olimpíada Ibero-Americana e Internacional de Astronomia

EPCAR se destaca em  ensino de qualidadeRenan Barros Chaves e Gabriel de Oliveira Castellões fazem parte de um grupo seleto. Eles estão em uma lista onde constam as 100 melhores notas nacionais nas provas pré-seletivas da Olimpíada Ibero-Americana e Internacional de Astronomia.

Essa é a primeira vez em que alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) são selecionados para a fase que antecede a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). O treinamento intensivo continuará até março de 2012, quando será realizada a prova de seleção final das equipes que representarão o Brasil.

O trabalho na EPCAR começou em 2010, com um grupo interessado em reativar o Clube de Estudo e Exploração Espacial. Nesse ano, 43 alunos dos três esquadrões de alunos dedicaram-se a uma das mais antiga ciência exata: o estudo dos corpos celestes. O resultado do empenho dos estudantes, orientados pelo professor de física Bruno Barbosa Rodrigues, pode ser visto também através das medalhas conquistadas na XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A comitiva, composta por 32 alunos, conquistou uma medalha de ouro, quatro medalhas de prata e onze medalhas de bronze. Com esse resultado, dez foram escolhidos para a prova pré-seletiva da olimpíada, e os alunos Renan Barros Chaves e Gabriel de Oliveira Castellões foram classificados para participarem da fase seguinte.

Orgulhoso, o professor Bruno lembra que essa é uma grande possibilidade de levar o nome da EPCAR e do Brasil a uma competição que tem o espírito educativo e de divulgação da ciência. “Sabemos que esse resultado é fruto de uma ação conjunta entre professores, Divisão de Ensino e Corpo de Alunos, no fomento da participação de nossos ilustres alunos em competições de nível nacional, sempre com resultados positivos”, afirmou.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) e tem por objetivo direcionar o interesse dos jovens para a astronomia, a astronáutica e ciências afins.


Fonte: Agência Força Aérea/EPCAR









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented