|

ÁGATA 3 - "The Waldorf Astoria" em Vilhena (RO) homenageia veteranos da FAB

Acampamento da FAB em 19441944. A Força Aérea Brasileira desembarca em Tarquínia, na Itália, para combater na Segunda Guerra Mundial. Os acampamentos foram montados em um terreno com lama e sem condições de conforto. Foi quando os pilotos do 1º Grupo de Aviação de Caça improvisaram uma sala de estar com cadeiras de madeira e, com bom humor, batizaram o local de "The Waldorf Astoria", nome do tradicional hotel de luxo em Nova Iorque.

Quase 70 anos depois, em Vilhena (RO), os pilotos de caça da FAB mantêm a tradição e criaram o seu próprio "The Waldorf Astoria" em uma das barracas montadas para a Operação Ágata 3. "A nossa intenção é homenagear os veteranos que combateram na Itália, mas aqui nós estamos com uma estrutura bem melhor do que eles tinham", explica o Tenente-Coronel Mauro Bellintani, Comandante do Esquadrão Escorpião, que cumpre missões de defesa aérea, ataque e reconhecimento com caças A-29.

Acampamento da FAB em 2011Dessa vez foi preciso apenas conseguir a placa com o nome. Bem diferente da improvisação do passado, o "The Waldorf Astoria" de hoje é uma barraca climatizada, com iluminação, pontos de energia e proteção contra a chuva. O modelo é empregado em módulos operacionais que servem como alojamentos, salas de descanso e até postos de controle, de onde é possível fazer contato via satélite com outras unidades militares. Estruturas semelhantes também foram montadas em Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC), de onde a FAB também opera aviões fora de suas Bases Aéreas durante a Ágata 3.

"Nosso objetivo aqui é oferecer o maior conforto possível para que cada militar possa cumprir sua missão bem descansado e bem alimentado", explica o Tenente Rafael Lima, responsável pela estrutura de apoio em Vilhena na Operação. Além das barracas, no local também são utilizadas casas de madeira construídas pela COMARA junto com o pátio militar. Ali estão instalados alojamentos, consultórios médico e odontológico, lavanderia, refeitório e até depósito de fardamentos extras.

Equipe da cozinha trabalha desde o amanhecerO contingente que está em Vilhena também conta com o apoio do Módulo de Alimentação em Pontos Remotos (MAPRE), um contêiner onde é possível armazenar e esquentar pratos pré-preparados de forma autônoma. O modelo já é empregado em diversas operações da FAB, como a CRUZEX, e tem como principal vantagens facilitar o preparo e garantir a qualidade das refeições mesmo distante de qualquer Base Aérea.



Fonte: Agência Força Aérea









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented