ÁGATA 3 – Em aviões da FAB, ANAC fiscaliza pistas e aviões na fronteira
Uma pequena pista de pouso de fazenda, no meio da Floresta Amazônica, pode parecer um lugar remoto demais para merecer a atenção da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mas definitivamente não é.
Em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), inspetores da ANAC averiguaram 78 aeronaves em 30 pistas de pouso na região da fronteira Oeste, nos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Todo este trabalho ocorreu entre os dias 22 e 29/11, durante a Operação Ágata 3. "São localidades onde a ANAC dificilmente chegaria sem o apoio aéreo”, afirma o Tenente Coronel Aviador Nilson Adão de Oliveira, coordenador do apoio à ANAC na Ágata 3.
Durante as inspeções, foram constatadas irregularidades na documentação de quatro aeronaves. Além disso, três pilotos também apresentaram documentos irregulares e foi descoberta uma pista, em Pontes e Lacerda. Também foi encontrada uma oficina de aeronaves funcionando de forma clandestina. Todos os envolvidos nas irregularidades sofrerão sansões da ANAC.
“A operação proporciona à ANAC a capacidade de visualizar a realidade da Aviação Geral em áreas isoladas do país”, explica o Tenente Coronel Nilson. As inspeções da ANAC na região vão continuar no mês de dezembro.
Fonte: Agência Força Aérea