Aeroportos da Infraero realizam ações para o Dia da Pessoa com Deficiência
A primeira iniciativa foi realizada no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA) na sexta-feira (2/12). A Infraero, em parceria com a Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD), montou uma estrutura para a emissão de carteiras de identificação para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, que permitem acesso gratuito a cinemas, casas de espetáculos, campos de futebol, transporte coletivo e estacionamento preferencial. Também foram realizadas apresentações de basquete e com o grupo musical Ressoar, formado por pessoas com deficiência.
No evento, o superintendente em exercício do aeroporto, Francisco da Silva, destacou a importância dada pela Infraero à acessibilidade. “O aeroporto é um espaço urbano, e procuramos criar um ambiente propício para as pessoas que circulam no local, principalmente as que têm alguma deficiência. A preocupação da empresa para garantir acessibilidade adequada é permanente”, pontuou.
As atividades relativas ao dia continuam ao longo da semana. Nesta terça-feira (6/12), o Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro (MG) recebeu apresentação teatral do Centro Estadual de Educação Continuada, encenada por alunos com deficiência auditiva e professores da escola. Já a Superintendência Regional do Sul realizou em 5/12 palestras sobre a Política de Acessibilidade da Infraero e medidas para garantir a acessibilidade nos aeroportos da Rede. No Aeroporto Internacional de Navegantes/Ministro Victor Konder (SC), os funcionários do Terminal fixaram cartazes com mensagens de inclusão e conscientização sobre a acessibilidade.
Política de Acessibilidade da Infraero
A Política de Acessibilidade da Infraero, que estabelece as diretrizes da empresa para garantir a acessibilidade nos aeroportos da Rede e o preparo dos funcionários para o atendimento correto a pessoas com deficiência, foi aprovada em 2006. Além da capacitação e de melhorias nos aeroportos, a Infraero realiza avaliações relativas à acessibilidade nos terminais da Rede para direcionar os investimentos de acessibilidade necessários.
Fonte: