|

Aeroportos: Cartilha para enfrentar o caos



A principal medida do governo para tentar evitar o apagão aéreo no fim do ano será o lançamento de uma cartilha que agrupa recomendações oficiais feitas aos usuários, com apoio das companhias áreas. Em vez de melhorias concretas nos terminais, recorreu-se ao Guia do Passageiro, que foi apresentado pelas principais autoridades do setor, em Guarulhos (SP).

Ou seja, só restará aos consumidores apelarem a Deus para que seus aviões decolem sem problemas. O livreto visa orientar o público sobre como reagir a transtornos como atrasos e cancelamentos de voos. Com listas de perguntas e respostas, o material será distribuído pelos próprios órgãos e empresas aéreas.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estima que o movimento nos maiores aeroportos brasileiros neste fim de ano será 10% maior em relação a 2010. Será 1,5 milhão a mais de passageiros. As perspectivas de longas filas e saguões lotados, somadas às limitações físicas dos terminais, ameaçam com a repetição de tumultos vistos em anos anteriores.

Diante do caos com data marcada, a Infraero avisou que colocará mais funcionários nos 66 aeroportos de seu sistema. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quer, por sua vez, efetivar o projeto de compartilhamento de guichês de check-in das companhias, previsto há meses. Guarulhos deverá estrear o procedimento já adotado no exterior, graças à determinação feita por portaria da Anac publicada na segunda-feira. Com isso, a agência espera reduzir um quinto do tempo de espera. A medida exige, porém, a padronização dos sistemas informatizados das companhias aéreas.

Concentração

Apesar das desconfianças dos consumidores, as empresas aéreas avisaram que organizaram operação especial para o período de festas e férias. TAM e Gol, que dominam 80% do mercado, decidiram colocar mais funcionários em solo e reforçar o número de aeronaves e de pilotos nos principais aeroportos. Mas um fator que pode escapar ao controle está na ameaça de greve. Ontem, o Sindicato Nacional dos Aeronautas avisou que os patrões continuam rejeitando reajuste salarial da categoria em pelo menos 10%. Em nota, o sindicato afirmou que pediu 13%, mas diminuiu o percentual para abrir negociação e evitar a paralisação este mês. A ameaça de greve, contudo, foi mantida após reunião realizada anteontem. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) confirmou que não houve acordo e deverá marcar novo encontro com os empregados para debater o assunto. (SR)

Fonte: / NOTIMP

---

Anac tenta impedir volta do caos aos aeroportos

Rio - O governo federal lançou, em Guarulhos (SP), cartilha que faz parte do plano especial de operações contra o caos aéreo no fim do ano, época de festas e férias escolares. O material, elaborado pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), informará aos passageiros como agir em caso de surpresas desagradáveis em viagens de avião.

A cartilha terá perguntas e respostas, além de informações úteis para que o passageiro embarque e desembarque com tranquilidade. O documento ensinará o que fazer em casos de atraso ou cancelamento de voos.

Os órgãos do setor e as companhias aéreas que acompanharam a elaboração da cartilha deverão distribuir o material aos passageiros. As empresas também terão que oferecer links em seus sites na Internet para que os usuários tenham uma versão eletrônica do material.

Com expectativa de aumento de 10% no número de passageiros, as longas filas e os terminais lotados para o check-in deverão causar novamente transtorno aos brasileiros. De acordo com a Infraero, haverá cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais neste mês. No ano passado, em dezembro, foram transportados 14,7 milhões de passageiros por empresas aéreas.

Para diminuir o transtorno, a Infraero prometeu colocar mais funcionários e reforçar a segurança nos 66 aeroportos que administra. As empresas aéreas também se preparam para a demanda maior. Tam e Gol, líderes no mercado doméstico, vão reforçar o quadro de empregados em terra e prometem aeronaves e tripulantes extras nos principais aeroportos.

Portaria da agência define o que passageiro pode levar

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na segunda-feira 27/11, portaria que define o que pode ser levado como bagagem de mão em viagens domésticas e internacionais.

Saca-rolhas, canetas, lápis, isqueiros com gás ou fluido com menos de oito centímetros de comprimento, guarda-chuvas e raquetes de tênis são permitidos. Já tesouras com lâminas de comprimento maior que seis centímetros, isqueiros do tipo maçarico e armas de fogo de brinquedo são proibidos.

A portaria definiu também que a revista de passageiros na área de raios X deve ser feita por um agente da Infraero, sob a supervisão da Polícia Federal.

Cumbica inicia check-in compartilhado

O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), será o primeiro a ter o check-in compartilhado, medida também determinada segunda-feira, por meio de portaria da Anac. De acordo com a agência, o processo de check-in vai ficar 20% mais rápido.

Sistema permitirá que empresa use o guichê de uma companhia vizinha, quando tiver muitos voos saindo no mesmo horário e precisar apressar o embarque. O procedimento já é adotado por companhias internacionais. De acordo com a Anac, as empresas nacionais terão de unificar seus softwares. O objetivo é reduzir as filas e aproveitar guichês ociosos.

Fonte: / NOTIMP

Foto: Mario Ortiz









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented