Aeroporto de Salvador realiza simulado de emergência aeronáutica
O exercício apresentou situação em que uma aeronave, procedente de Brasília com destino a Salvador, sofreu uma pane hidráulica durante o processo de pouso, com 45 passageiros e cinco tripulantes a bordo. Um dos motores teria se incendiado, causando perda de sustentação e levando à queda do avião em uma área próxima da menor pista do Aeroporto de Salvador. O suposto acidente resultou em cinco vítimas fatais e 20 em estado grave.
Além de testar todos os recursos disponibilizados em uma situação de acidente aéreo e o tempo de resposta dos envolvidos nos procedimentos de socorro, o Exeac também avaliou os 67 novos membros do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE).
O superintendente do Aeroporto de Salvador, Manoel Henrique Bandeira, ressaltou a importância de toda a comunidade aeroportuária estar preparada para atuar em emergências. “Em um acidente é importante que as equipes de resgate tenham reforço para prestar os primeiros socorros às vítimas”, afirmou.
Além da Infraero, participaram da simulação a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), SAMU, a Polícia Militar do Estado da Bahia, Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) – que disponibilizou um helicóptero – Corpo de Bombeiros, Secretária de Saúde do Estado, diretores de hospitais, Base Aérea de Salvador, Prefeitura de Lauro de Freitas (BA), médicos e enfermeiros da rede de assistência médica hospitalar local, além de empresas aéreas e de serviços que atuam no aeroporto.
Fonte: