Acordo firma retomada dos projetos do Aeroporto de Goiânia
Depois de concluído, o projeto e o novo orçamento serão apresentados ao TCU, que terá de autorizar a continuidade das obras. A previsão é que a construção do novo terminal de passageiros de Goiânia seja retomada em maio de 2012, com conclusão prevista para abril de 2014.
“Todos os processos foram conduzidos de forma transparente, sempre acompanhados pelo Tribunal de Contas da União, havendo um entendimento entre os entes envolvidos. Esse acordo é o melhor para o Aeroporto de Goiânia”, destacou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale. “Agradeço o empenho de todos na conquista dessa meta de fundamental importância para o Estado de Goiás”, disse o governador Marconi Perillo.
Entenda o caso
Os serviços de construção do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Goiânia foram paralisados por iniciativa do consórcio em abril de 2007, em função de retenções cautelares aplicadas pela Infraero, visando ao atendimento de medida cautelar do TCU. A Infraero promoveu tratativas junto ao consórcio para repactuação contratual, com base nos preços do TCU, visando à retomada das obras e à regularização do processo. Porém, a proposição de repactuação foi refutada pelo consórcio que, posteriormente, acionou a Infraero judicialmente. Em maio de 2010, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) iniciou o inventário das obras já realizadas. As negociações para o atual acordo foram iniciadas em abril deste ano.
Fonte: