|

Vitória: A lenta decolagem de um aeroporto

Fernanda Coutinho .

Os usuários do aeroporto de Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, não estão satisfeitos. Mesmo com inauguração do Módulo Operacional Provisório (MOP), em setembro, conhecido como “puxadinho”, e a retomada das obras da nova Torre de Controle, o que se ouve são reclamações. Na tarde de segunda-feira (31/10), o empresário Luis Carlos Amorim, aguardava o embarque, certo de que muito ainda precisa ser feito.

“No Espírito Santo, as verbas só chegam pouco e atrasadas. De manhã choveu e eu achei que não ia ter embarque”, comentou o morador de Cariacica. O fato é que o capixaba poderia ter uma preocupação e transtorno a menos. A previsão é de que o Instrument Landing System (ILS), o equipamento que possibilita a aeronaves se aproximar e pousar quando há mau tempo, porém, só deve ser instalado no próximo ano.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) as obras de terraplenagem para instalação do ILS foram iniciadas e estarão concluídas em 90 dias. A instalação do equipamento, que está a cargo da Aeronáutica/ Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), está programada para ocorrer em 2012.

Até setembro deste ano, o Eurico Salles recebeu 2,3 milhões de passageiros. De janeiro a setembro de 2010, foram 1,9 milhões de passageiros. Iniciadas em 2005, as obras de ampliação do aeroporto de Vitória estão previstas para 2014.

São seis anos de atraso, após disputas judiciais, e questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU). “Os banheiros são pequenos para o volume de pessoas que transitam aqui. Essa obra (módulo) ‘tira o sufoco’ mas, não resolve”, avalia o empresário Ronaldo Moraes, morador de Cariacica.

Para a estudante Luciana Alves, 37 anos, o aeroporto não está preparado para receber a demanda de passageiros com os investimentos que chegam ao Estado. “Pensei que deveria ter melhorado mais. Essa ampliação está até bom. Na ‘recepção’ deveria ter uma estrutura melhor. Prejudica porque o Estado está crescendo. Para a Serra, por exemplo, tem vindo empresas, vindo mais pessoas, o Estado está mais conhecido e chega aqui, um aeroporto sem estrutura”, avalia.

Nova Torre de Controle

As obras de construção da nova Torre de Controle e Grupamento de Navegação Aérea do Aeroporto de Vitória foram retomadas no dia 17 de outubro e serão concluídas no prazo de 180 dias. A partir desse prazo serão instalados os equipamentos necessários para o inicio da operação a partir dessas novas instalações. O investimento tem valor total de R$ 4.588.306,93 e as obras estão a cargo da empresa Villa Construtora Ltda.

A nova torre vai atender as voperações na pista atual e também na futura pista de pousos e decolagens, cuja construção será concluída pela Infraero até o final de 2012. Além disso, durante o primeiro semestre de 2012 a Infraero concluirá o processo de instalação de um sistema denominado Taris, que fornece aos controladores do Controle de Aproximação de Vitória informações do Radar instalado no município de Santa Teresa.

Ainda nesse processo de fornecer equipamentos de ultima geração ao Controle de Aproximação de Vitória, que proporcionará condições para aumentar a eficiência do Controle, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão da Aeronáutica, já iniciou o processo de aquisição e instalação do sistema de controle baseado em informações por satélite (CNS-ATM) denominado “Multilateração”. Esse sistema – com instalação está prevista para ocorrer durante o ano de 2013 – é o que existe de mais moderno no mundo e substituirá o equipamento denominado Radar.

Fonte: Jornal Es Hoje / NOTIMP









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented