Sexto Comando Aéreo Regional terá programa de preservação em Brasília
Uma comissão do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) reuniu-se (11/11) com representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para dar início a um Programa de Preservação Ambiental, que inclui o reflorestamento de área e a preservação de mananciais em áreas do Comando da Aeronáutica em Brasília. O Comandante do VI COMAR, Major Brigadeiro do Ar Jorge Kersul Filho, o Analista Ambiental Jaime Tadeu França e o Técnico Ambiental João Barros da Silva Neto, ambos da IBAMA, participaram do encontro.
O Programa Ecológico lançado pelo VI COMAR prevê a plantação de sete mil mudas de 40 espécies de vegetais diferentes de mata ciliar e cerrado, com o objetivo de preservar as nascentes de água do local, reduzindo a evapotranspiração e contribuindo, assim, para o aumento de volume da água já existente.
Faz parte do projeto a participação de militares do COMAR no treinamento e capacitação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para a produção de espécies nativas do Cerrado e restauração de ambientes degradados com vistas à preservação ambiental. Já no processo de plantação das mudas, será utilizada tecnologia avançada com um gel agrícola próprio para o plantio dessas espécies de mudas, que possui alto poder de retenção, preservando a plantação por até 40 dias sem água.
“A preocupação com o meio ambiente é um aspecto de urgência na sociedade e a conscientização ecológica e preservação ambiental se torna necessária a qualquer instituição”, afirma o Major Brigadeiro do Ar Jorge Kersul Filho. Uma nova reunião, no dia 29 de novembro já está marcada para início dos trabalhos.
Com o início do Programa de Preservação Ambiental, o VI COMAR possibilitará ainda um aperfeiçoamento profissional na área ambiental para os soldados envolvidos no processo, garantindo a eles uma maior inserção ao mercado de trabalho ao sair da Força Aérea.
Fonte: VI COMAR