Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados defende tese de doutorado sobre radiações cósmicas
O pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Claudio Antonio Federico, defendeu com sucesso, no dia 23 de setembro, a tese de doutorado intitulada “Dosimetria da Radiação Cósmica no Interior de Aeronaves no Espaço Aéreo Brasileiro”. A tese foi desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em Ciências na Área de Tecnologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), autarquia filiada à Universidade de São Paulo (USP) e foi orientada pela Professora Doutora Linda V. E. Caldas.
O trabalho aborda a questão da incidência de radiação cósmica em tripulações de aeronaves, desenvolvendo técnicas e equipamentos de medição, calibrando tais equipamentos em laboratórios nacionais (IPEN e IRD) e no exterior (CERN), medindo as radiações em voo, em uma aeronave do IPEV (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo) e intercomparando os resultados com medições feitas em colaboração com grupos de pesquisa do Reino Unido e Itália e, finalmente, efetuando uma estimativa das doses incidentes nas tripulações que operam nesta região do globo.
É o primeiro trabalho com este nível de abordagem desenvolvido na América do Sul. O estudo coloca o IEAv em posição de destaque no estudo das doses de radiação incidentes nas aeronaves que operam nesta região. A tese está servindo de precursor para diversos outros trabalhos relacionados ao tema, que visam estudar ferramentas de simulação computacional de radiações cósmicas de altas energias e desenvolver sistemas de medição de nêutrons oriundos de radiação cósmica para acompanhamento do clima espacial.
O desenvolvimento nesta área é de fundamental importância para fornecer subsídios para o estudo dos efeitos das radiações cósmicas em sistemas eletrônicos embarcados em aeronaves.