|

Israel testa com êxito míssil com novo sistema de propulsão

Israel testou hoje com êxito um míssil com um novo sistema de propulsão na base aérea de Palmahim (sul de Telavive), numa altura em que os media locais falam da possibilidade de ataques israelitas contra o Irã.

"O teste do sistema de propulsão de míssil, previsto há muito, foi concluído com êxito", declarou um responsável do Ministério da Defesa à agência noticiosa francesa AFP.

O teste ocorreu numa altura em que os media israelitas têm vindo a falar num debate no seio do governo entre os partidários e os opositores de um ataque contra as instalações nucleares iranianas.

"Trata-se de uma conquista tecnológica impressionante e de um passo importante no avanço de Israel na área dos mísseis e do espaço", considerou num comunicado o ministro da Defesa, Ehud Barak, antes de partir para uma visita ao Reino Unido.

Barak assegurou que o teste não está ligado às especulações sobre eventuais ataques preventivos contra o Irã, segundo media israelitas.

Segundo estes, o engenho lançado hoje da base de Palmahum é um "míssil balístico".

De acordo com especialistas militares estrangeiros, Israel desenvolve há anos um míssil terra-terra "Jéricho 3", que pode ser equipado com uma ogiva nuclear, química ou bacteriológica.

Este míssil tem um alcance de 4.500 a 7.000 quilómetros e pode assim atingir o Irã.

Israel e os Estados Unidos acusam o Irão de pretender obter a arma nuclear a pretexto do desenvolvimento do seu programa civil, o que Teerão desmente.

Fonte: RTP / NOTIMP









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented