FAB resgata piloto civil na floresta Amazônica
Os Esquadrões Hárpia (7º/8º GAV) e Netuno (3º/7º GAV) participaram na segunda-feira (31/10) da busca e resgate de um monomotor que fez um pouso forçado em Santarém (PA) .
No domingo, o piloto Gonçalo Ferreira Lima Neto, 42 anos, natural da região, reportou emergência seis minutos depois da decolagem na pista de Augustinho, garimpo a 250 quilômetros a Noroeste de Santarém.
O piloto chegou a relatar que iria fazer um pouso forçado ao lado de um rio, mas minutos depois, o monomotor caiu em cima de uma castanheira em meio a floresta Amazônica. Após a queda, Gonçalo Ferreira Lima ainda conseguiu pedir ajuda pelo rádio do avião civil.
Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira foram mobilizadas para a missão de busca e resgate.
Um P-95 Bandeirante Patrulha, do 3º/7º GAV e um helicóptero H-60 BlackHawk, do 7º/8º GAV.
“O maior desafio na hora do resgate é coordenar e administrar várias informações ao mesmo tempo que vão embasar decisões como o ponto exato de pairar, o melhor momento para a descida dos resgateiros e se haverá necessidade de descer uma maca”, além é claro, de manter o controle da aeronave”, explica o Tenente Aviador Ailson Andrade, piloto do BlackHawk que atuou no resgate.
O piloto do monomotor (foto abaixo) foi resgatado da floresta com ferimentos leves e passa bem.