|

Esquadrilha da Fumaça dá espetáculo em Alagoas

Multidão lotou a Praia da Avenida para assistir a show; apresentação provocou engarrafamento quilométrico na cidade .

ImagemDurante mais de quarenta minutos, os olhares de milhares de pessoas buscaram o alto, na tarde de ontem, em Maceió. Sob um céu especialmente azul, que se misturava com o horizonte da Praia da Avenida e tinha como moldura o Porto de Jaraguá, os ases da Esquadrilha da Fumaça deram um verdadeiro show, durante a comemoração do aniversário de 72 anos do Aeroclube de Alagoas.

O espetáculo foi apreciado não só pela multidão que lotou as imediações do Memorial à República, na Praia da Avenida, como por espectadores estrategicamente colocados em diversos pontos da cidade.

Mas, enquanto a esquadrilha formada por sete aviões modelo Tucano T-27, fabricados pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), desfrutava de enorme espaço no céu da capital alagoana, milhares de pessoas ficaram presas e espremidas no gigantesco engarrafamento causado pela interdição de vias cruciais para o escoamento do trânsito em Maceió.

Fonte: Gazeta de Alagoas / NOTIMP

---

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Maceió e para a cidade

Apresentação aconteceu em comemoração aos 72 anos do Aeroclube de Alagoas; trânsito congestionou

Em comemoração aos 72 anos do Aeroclube de Alagoas, a Esquadrilha da Fumaça, pertencente à Força Aérea Brasileira, se apresentou na tarde desta terça-feira (1º) ao lado do Memorial da República, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

Toda a segurança pública do Estado estavam presentes para garantir a segurança da apresentação: Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A Esquadrilha da Fumaça é de Pirassununga, em São Paulo. Sua última apresentação em Alagoas foi no ano de 2005, para comemorar a mesma data.

O organizador do evento, presidente do Departamento de Aeromodelos de Alagoas, Clayberson Ferraz, disse que a apresentação é de suma importância. “O Aeroclube tem como principal objetivo capacitar e treinar os pilotos civis e o evento vem abrilhantar a nossa história”.

O trânsito parou e os maceioenses de todas as idades assistiram as apresentações das aeronaves.

Antes da apresentação aconteceu uma demonstração de salvamento aéreo com o helicóptero do Samu.

Esquadrilha

A Esquadrilha da Fumaça é composta por 63 pessoas, dessas, 31 se deslocaram para Alagoas. Dos 31, 10 são pilotos, e desses, 7 voaram para fazer a demonstração. Foi criada no início da década de 50.

As pessoas que assistiram a apresentação viram as formas feitas com a fumaça durante as acrobacias. A grande homenagem foi para o Aeroclube: ACA 72 anos. Também fizeram um coração, uma pirâmide e a apresentação durou em média uma hora.

Segundo o capitão Álvaro Escobar, o grupo se apresenta cerca de 120 vezes por ano, tanto no Brasil quanto no exterior. Cada piloto fica na Esquadrilha durante 4 anos, e, após esse tempo ele é substituído. Para entrar é preciso ter cerca de 1.500 horas de pilotagem no total, sendo 800 como instrutor da Escola da Academia Aérea. Além disso, a aceitação por parte do grupo precisa ser unânime

Aviões

Vieram para Alagoas 7 aviões Tucano T- 27, de fabricação da Embraer, e o C105 Amazonas, da Primeira Companhia de Campo Grande.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça é gratuita.

Nesta quarta-feira (2) a Esquadrilha da Fumaça segue para o Ceará, onde dará continuidade às apresentações nas regiões Norte e Nordeste.

Fonte: Primeira Edição / NOTIMP

---

Esquadrilha da fumaça atrai crianças de todas as idades

Garotada teve a oportunidade de conferir várias miniaturas de diversos tipos de aeronaves

ImagemA apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que aconteceu em comemoração aos 72 anos do Aeroclube de Alagoas, na tarde desta terça-feira (01), no bairro do Jaraguá, atraiu várias crianças de todas as idades.

Durante o evento os pequenos tiveram a oportunidade de presenciar uma exposição de miniaturas de helicópteros e diversas aeronaves o que chamou atenção da garotada. “Eu gostei da réplica do helicóptero XCE 2, porque ele tem uma hélice muito bonita”, afirmou Davi Silva de Melo, 7 anos. Além disso, o garoto ainda disse que depois que teve essa oportunidade de ver as miniaturas expostas, começou a sonhar em ser piloto de avião. “Fiquei até com vontade de ser piloto. Acho muito bonito o profissional fardado”, disse Davi.

Lucas da Cunha Omena, 9 anos, também fez sua escolha “ Gostei do modelo conhecido como paulistinha",afirma o garoto. No estande muitas crianças se reuniram e tiraram fotos. As miniaturas custam entre R$ 400 e R$ 800 reais.

O aeroclube de alagoas é composto por 50 sócios e oferece curso básico de piloto privado, que serve para aquelas pessoas que querem pilotar o helicóptero próprio ou um helicóptero privado. Para quem quer ser piloto de carreira é necessário cursos especializados ou o ingressamento na aeronáutica

Fonte: Gazeta Web / NOTIMP









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented