Esquadrilha da Fumaça dá espetáculo em Alagoas
Multidão lotou a Praia da Avenida para assistir a show; apresentação provocou engarrafamento quilométrico na cidade .
Durante mais de quarenta minutos, os olhares de milhares de pessoas buscaram o alto, na tarde de ontem, em Maceió. Sob um céu especialmente azul, que se misturava com o horizonte da Praia da Avenida e tinha como moldura o Porto de Jaraguá, os ases da Esquadrilha da Fumaça deram um verdadeiro show, durante a comemoração do aniversário de 72 anos do Aeroclube de Alagoas.
O espetáculo foi apreciado não só pela multidão que lotou as imediações do Memorial à República, na Praia da Avenida, como por espectadores estrategicamente colocados em diversos pontos da cidade.
Mas, enquanto a esquadrilha formada por sete aviões modelo Tucano T-27, fabricados pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), desfrutava de enorme espaço no céu da capital alagoana, milhares de pessoas ficaram presas e espremidas no gigantesco engarrafamento causado pela interdição de vias cruciais para o escoamento do trânsito em Maceió.
Fonte: Gazeta de Alagoas / NOTIMP
---
Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Maceió e para a cidade
Apresentação aconteceu em comemoração aos 72 anos do Aeroclube de Alagoas; trânsito congestionou
Em comemoração aos 72 anos do Aeroclube de Alagoas, a Esquadrilha da Fumaça, pertencente à Força Aérea Brasileira, se apresentou na tarde desta terça-feira (1º) ao lado do Memorial da República, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
Toda a segurança pública do Estado estavam presentes para garantir a segurança da apresentação: Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Esquadrilha da Fumaça é de Pirassununga, em São Paulo. Sua última apresentação em Alagoas foi no ano de 2005, para comemorar a mesma data.
O organizador do evento, presidente do Departamento de Aeromodelos de Alagoas, Clayberson Ferraz, disse que a apresentação é de suma importância. “O Aeroclube tem como principal objetivo capacitar e treinar os pilotos civis e o evento vem abrilhantar a nossa história”.
O trânsito parou e os maceioenses de todas as idades assistiram as apresentações das aeronaves.
Antes da apresentação aconteceu uma demonstração de salvamento aéreo com o helicóptero do Samu.
Esquadrilha
A Esquadrilha da Fumaça é composta por 63 pessoas, dessas, 31 se deslocaram para Alagoas. Dos 31, 10 são pilotos, e desses, 7 voaram para fazer a demonstração. Foi criada no início da década de 50.
As pessoas que assistiram a apresentação viram as formas feitas com a fumaça durante as acrobacias. A grande homenagem foi para o Aeroclube: ACA 72 anos. Também fizeram um coração, uma pirâmide e a apresentação durou em média uma hora.
Segundo o capitão Álvaro Escobar, o grupo se apresenta cerca de 120 vezes por ano, tanto no Brasil quanto no exterior. Cada piloto fica na Esquadrilha durante 4 anos, e, após esse tempo ele é substituído. Para entrar é preciso ter cerca de 1.500 horas de pilotagem no total, sendo 800 como instrutor da Escola da Academia Aérea. Além disso, a aceitação por parte do grupo precisa ser unânime
Aviões
Vieram para Alagoas 7 aviões Tucano T- 27, de fabricação da Embraer, e o C105 Amazonas, da Primeira Companhia de Campo Grande.
A apresentação da Esquadrilha da Fumaça é gratuita.
Nesta quarta-feira (2) a Esquadrilha da Fumaça segue para o Ceará, onde dará continuidade às apresentações nas regiões Norte e Nordeste.
Fonte: Primeira Edição / NOTIMP
---
Esquadrilha da fumaça atrai crianças de todas as idades
Garotada teve a oportunidade de conferir várias miniaturas de diversos tipos de aeronaves
A apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que aconteceu em comemoração aos 72 anos do Aeroclube de Alagoas, na tarde desta terça-feira (01), no bairro do Jaraguá, atraiu várias crianças de todas as idades.
Durante o evento os pequenos tiveram a oportunidade de presenciar uma exposição de miniaturas de helicópteros e diversas aeronaves o que chamou atenção da garotada. “Eu gostei da réplica do helicóptero XCE 2, porque ele tem uma hélice muito bonita”, afirmou Davi Silva de Melo, 7 anos. Além disso, o garoto ainda disse que depois que teve essa oportunidade de ver as miniaturas expostas, começou a sonhar em ser piloto de avião. “Fiquei até com vontade de ser piloto. Acho muito bonito o profissional fardado”, disse Davi.
Lucas da Cunha Omena, 9 anos, também fez sua escolha “ Gostei do modelo conhecido como paulistinha",afirma o garoto. No estande muitas crianças se reuniram e tiraram fotos. As miniaturas custam entre R$ 400 e R$ 800 reais.
O aeroclube de alagoas é composto por 50 sócios e oferece curso básico de piloto privado, que serve para aquelas pessoas que querem pilotar o helicóptero próprio ou um helicóptero privado. Para quem quer ser piloto de carreira é necessário cursos especializados ou o ingressamento na aeronáutica
Fonte: Gazeta Web / NOTIMP