Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos completa 40 anos
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) celebrou (18/11), em solenidade militar presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Jorge Godinho Barreto Nery, o aniversário de 40 anos. O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Carlos Alberto da Conceição, agradeceu o trabalho de todos os Elos do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) e de todos os que contribuíram para tornar o CENIPA “uma organização militar em constante evolução, que alcançou reconhecimento internacional, busca o ‘zero acidente’ e é motivo de orgulho para a Força Aérea e para o Brasil”.
Para premiar o trabalho daqueles que contribuem com o Sistema, o CENIPA entregou, neste ano, o título de Amigo SIPAER à jornalista do portal de notícias da Globo, Tahiane Stochero – pelo interesse em compreender o SIPAER para melhor apurar e redigir suas notícias e reportagens sobre segurança de voo –, e à Roseli da Gloria Luiz Canario, da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes e Incidentes do Controle do Espaço Aéreo – pela dedicação no manuseio das informações relativas à prevenção de acidentes.
Já o título de Destaque SIPAER Civil foi entregue a dois engenheiros do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), pela constante participação no levantamento do fator material nas investigações de acidentes aeronáuticos: Professores Doutores Leandro Augusto Lemos Franco e Olivério Moreira de Macedo Silva. O título de Destaque SIPAER Militar, em 2011, coube à Tenente Coronel QFO Rosana Conceição de Lima Bauer, do SERIPA V e à Major Médica Gisele L’Abatte, do Hospital da Força Aérea de Brasília (HFAB), pelo profissionalismo nas investigações.
Além disso, o CENIPA distribuiu a Medalha Mérito SIPAER correspondente ao tempo de efetivo serviço prestado ao Sistema. Em 2011, receberam a medalha referente a 30 anos de serviço os Comandantes Roberto Calçada Júnior e Tomaz Jeferson Vaz de Oliveira; a medalha referente a 20 anos de serviço, o Brigadeiro do Ar José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho e o Comandante Marcos Eugênio de Abreu, e a medalha de 10 anos, o Tenente Coronel Aviador Marcos dos Santos Silva e o Professor Doutor Éder Henriqson.
Lançamentos de Publicações Comemorativas
Como parte da comemoração dos 40 anos do CENIPA e do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), foi lançada no dia 18 de novembro a Revista Histórica, com tiragem de 1000 exemplares, que apresenta o contexto da aeronáutica militar brasileira desde 1908 até a tecnologia implementada pelo CENIPA atualmente na investigação e prevenção de acidentes.
A Revista fala também da Convenção de Chicago de 1944, que regulamentou a aviação civil internacional, da criação do símbolo do SIPAER, do primeiro oficial investigador da Força Aérea Brasileira e dos ex-chefes do CENIPA, do período de 1971 a 1981, além de curiosidades.
A Revista Eletrônica Conexão SIPAER, mantida pelo CENIPA há dois anos, reservou, no seu sétimo número, uma seção de editoriais temáticos, de autoria de ex-chefes do CENIPA e de alguns militares do efetivo atual, para comentar a história da organização. Acesse a Conexão SIPAER, publicada no dia 18 de novembro: http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer .
Fonte: CENIPA