|

Aumento de tarifas faz demanda da Gol cair em outubro



SÃO PAULO – O aumento das tarifas dos voos domésticos aplicado pela Gol fez com que a companhia apresentasse fraca expansão da demanda doméstica entre outubro de 2011 e igual período do ano passado.

De acordo com a Gol, a tarifa média no período cresceu 7%, enquanto a demanda do mercado doméstico registrou alta de 3,5%. Em relação à menor expansão da demanda, reflexo dos preços, “essa tendência vem sendo observada desde o final de agosto deste ano, quando a companhia iniciou um movimento mais consistente de recuperação de tarifas”, explica a Gol.

Impacto do feriado


O tráfego interno em outubro também sofreu, pelo fato de que não houve um feriado prolongado de 4 dias na semana do feriado do dia 12 de outubro. Esse mesmo feriado havia caído em uma terça-feira em 2010, o que levou a um grande número de voos.

Na análise mensal, ou seja, entre setembro e outubro deste ano, houve queda de 3,1% na demanda, também em função do aumento das tarifas médias da companhia.

De acordo com a Gol, no décimo mês do ano, o yield (valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro - receita operacional/RPK) ficou entre R$ 0,20 e R$ 0,205, após aumentar 7% frente ao mesmo mês de 2010.

Internacional


O mercado internacional da Gol registrou queda de 15,8%, entre outubro de 2011 e o mesmo mês de 2010. Os fatores que pesaram no resultado foram: a depreciação do real, a descontinuidade da operação para Bogotá e a devolução de 3 aeronaves, que faziam fretamentos internacionais.

Em relação ao mês imediatamente anterior, a demanda internacional ficou estável, com um ligeiro aumento de 0,4%.

Fonte:

Foto: Luis Argerich









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented