AF 447: Mais 18 brasileiros identificados
Vítimas da queda do avião da Air France foram encontradas na última operação de busca feita pelo governo francês .
Os corpos de 18 brasileiros mortos no acidente com o avião da Air France em 2009 — a aeronave saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris e caiu no Oceano Atlântico — foram identificados por peritos da França. A notícia foi divulgada ontem pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, que acionará os familiares das vítimas. Com as recentes identificações, sobe para 38 o número de vítimas brasileiras identificadas. Falta encontrar mais 20 que estavam a bordo da aeronave.
O presidente da Associação Brasileira das Famílias das Vítimas do Voo 447, Nelson Faria Marinho, informou que os familiares começaram a ser notificados ontem. Segundo ele, a identificação dos corpos não chega a ser um alívio. "A notícia está deixando todo mundo emocionado. Volta à tona tudo aquilo que nós passamos na época, mas com uma expectativa, porque estão faltando corpos", explica.
Os familiares também receberão do MRE um e-mail com esclarecimentos sobre o que fazer com os corpos, como a possibilidade de cremação na França ou no Brasil, e o transporte dos cadáveres. A princípio, a entrega está prevista para daqui duas semanas. Familiares das vítimas ainda não identificadas também serão procurados pelo ministério.
O trabalho de identificação foi feito por peritos de Paris com a colaboração da Polícia Federal brasileira. Na última segunda-feira, os investigadores haviam anunciado a identificação de 103 vítimas, sem divulgar a nacionalidade delas. Outras 50 haviam sido encontradas logo após o acidente.
DNA
O governo francês decidiu retomar as buscas em novembro de 2010, depois de verificar que, mesmo submersos há quase dois anos e a mais de 4 mil metros de profundidade, os corpos poderiam ser identificados por testes de DNA. A última etapa das buscas foi concluída em junho deste ano e, segundo informações do Ministério dos Transportes francês, custou 6 milhões de euros (cerca de R$ 14,3 milhões).
O voo AF 447 da Air France caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo. Ainda não se sabe o que causou o acidente, apesar de indícios apontarem que falhas técnicas impediram os pilotos de terem informações que poderiam evitar a queda do avião. Uma investigação está sendo conduzida pelo Escritório de Investigação e Análise (BEA, pela sigla em francês), que deve divulgar, no primeiro trimestre de 2012, um relatório sobre as causas da queda. A Air France e a Airbur, fabricante do modelo A330 envolvido no acidente, estão em investigação desde março do ano passado e podem responder por homicídio culposo.
Fonte: / NOTIMP
Foto: Pawel Kierzkowski