AF 447: Corpos de 103 vítimas do voo 447 são identificados, diz associação
Famílias devem ser informadas em breve, segundo a "Entraide et Solidarité". Voo caiu no Atlântico em junho de 2009 matando os 228 a bordo .
Foram identificados 103 dos 104 corpos encontrados este ano das vítimas do avião da Air France que caiu no Atlântico em junho de 2009, quando levava 228 pessoas do Rio de Janeiro a Paris, informou nesta segunda-feira (7) a associação "Entraide et Solidarité". O presidente do grupo dedicado à memória das vítimas, Robert Soulas, afirmou à EFE que as famílias das vítimas serão informadas sobre a identificação nas próximas horas, e a entrega dos corpos está prevista para as próximas duas semanas. A associação acrescentou em comunicado que não vai fazer nenhum comentário adicional, e pediu a imprensa que preserve a intimidade das famílias.
Ao G1, Nelson Faria Marinho, presidente da associação brasileira das familias das vitimas , disse desconhecer o fato.
No total, foram recuperados 104 corpos este ano, que se somam aos 50 encontrados no mar dias após a tragédia. O Tribunal de Grande Instância de Paris vai decidir sobre a realização de uma nova etapa de buscas para localizar o restante dos corpos. A última fase desta operação terminou no início de junho, e de acordo com o Ministério de Transportes francês custou 6 milhões de euros (US$ 8,2 milhões).
As autoridades francesas decidiram retirar os corpos dos ocupantes do avião após comprovar que eram identificáveis a partir de testes de DNA, apesar de estarem há quase dois anos em uma profundidade de cerca de 4 mil metros.
O Escritório de Investigações e Análises (BEA), encarregado das pesquisas, divulgará no primeiro trimestre de 2012 seu relatório definitivo sobre as causas do acidente, mas as pesquisas indicam que um problema técnico impediu os pilotos de ter acesso a informações que evitariam a queda do avião.
Fonte: / NOTIMP
---
Identificados 103 corpos de ocupantes do voo da Air France
Foram identificados os corpos de 103 vítimas que estavam no voo 447 da Air France, que saiu do Rio com destino a Paris e caiu no Atlântico em junho de 2009, causando a morte dos seus 228 ocupantes, dos quais 58 eram brasileiros. A informação foi confirmada por Robert Soulas, presidente da associação "Entraide et Solidarité" que cuida da memória das vítimas.
Soulas disse que as famílias das vítimas serão informadas sobre a identificação nas próximas horas e que a entrega dos corpos está prevista para as próximas duas semanas. No total, foram resgatados 104 corpos neste ano, que se somam aos 50 encontrados no mar dias após a tragédia.
Fonte: / NOTIMP
---
Termina identificação de vítimas de acidente do voo Rio-Paris
Corpos de 153 dos 228 mortos foram formalmente reconhecidos
O processo de identificação das vítimas do acidente do Airbus Rio-Paris, que caiu no mar em 2009 em frente à costa do Brasil, terminou com um total de 153 pessoas formalmente reconhecidas de 228 mortos, anunciou nesta segunda-feira uma associação de parentes das vítimas.
No total, 228 passageiros e tripulantes de 32 nacionalidades diferentes morreram no acidente do voo AF447, no dia 1 de junho de 2009. O processo foi concluído com 153 corpos identificados dos 154 encontrados, enquanto 74 descansam no fundo do oceano Atlântico.
Cento e quatro restos mortais foram encontrados a 3.900 metros de profundidade no Atlântico e apenas um deles não foi identificado, explicou o presidente da associação Entraide et Solidarité AF447, Robert Soulas. Cinquenta corpos foram recuperados logo após o acidente e identificados dois meses depois.
No processo do acidente do voo AF447, as companhias aéreas Air France e Airbus são acusadas de homicídio culposo. Um relatório inicial do Burô de Investigações e Análises (responsável pela investigação técnica) apontou uma série de falhas da tripulação, a partir dos dados das caixas-pretas da aeronave.
Fonte: / NOTIMP
---
Voo AF447: famílias buscam indenização maior
Segundo a jornalista Mônica Bergamo, cerca de 20 famílias de vítimas brasileiras ainda negociam com seguradora
Cerca de 20 famílias de brasileiros mortos no voo da Air France em 2009 seguem em busca de indenização. Amanhã, advogados destes familiares terão uma reunião com a seguradora da companhia aérea para finalizar as negociações. As informações são da colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo.
Segundo a jornalista, a reunião de amanhã definirá o pagamento de indenizações e pensões. As negociações caminham para o pagamento de 800 salários mínimos para cada um dos integrantes da família da vítima.
Estas 20 famílias continuaram negociando porque não aceitavam a proposta feita anteriormente, de 500 salários mínimos para toda a família.
O acidente
A notícia chega um dia depois do anúncio de que processo de identificação das vítimas do acidente foi concluído. Ao todo, 153 pessoas foram formalmente reconhecidas.
O Airbus que fazia o trecho Rio de Janeiro-Paris caiu no mar, em junho de 2009, em frente à costa do Brasil. Ao todo, 228 pessoas de 32 nacionalidades morreram, entre passageiros e tripulação.
No processo do acidente do voo AF447, as companhias aéreas Air France e Airbus são acusadas de homicídio culposo.
Um relatório inicial do Burô de Investigações e Análises (responsável pela investigação técnica) apontou uma série de falhas da tripulação, a partir dos dados das caixas-pretas da aeronave.
Fonte: Band / NOTIMP
Foto: Pawel Kierzkowski